EQST

Quem Inventou O Violino?

Quem inventou o violino? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O violino é um dos instrumentos musicais mais apreciados. Os sons que ele pode gerar nas mãos de um professor são verdadeiramente inspiradores, e muitos estudantes de violino imaginam quem é responsável por ter inventado um instrumento tão maravilhosamente expressivo.

Embora as origens exatas do primeiro violino não sejam claras , os especialistas concordam com as raízes que cercam a concepção do violino e os primeiros violinistas famosos que ajudaram a inspirar o trabalho dos primeiros luthiers.

Influências antigas

Quase todas as culturas antigas têm seus próprios instrumentos projetados de maneira única para gerar música para cerimônias, rituais, reuniões ou simplesmente para entretenimento pessoal. De fato, uma das culturas mais antigas, a dos antigos hebreus, registrou textos que descrevem o uso de instrumentos de cordas durante as orações muitos séculos antes da era comum. Portanto, criar sons a partir de um instrumento de cordas não é, e nunca foi, uma invenção moderna.

Ao longo dos séculos, esses instrumentos antigos ajudaram a influenciar as criações posteriores. A teoria predominante, embora ainda aberta ao debate, é que a família de instrumentos de violino foi originalmente inspirada no rabab , um instrumento árabe com duas cordas de seda. As cordas foram sintonizadas por quintas usando pinos localizados ao longo do lado do corpo (que parecia um chili), e tinha um pescoço muito longo. Os músicos usaram um arco com cordas impregnadas de resina para tocá-lo enquanto o seguravam no colo. No entanto, não foi até meados do século 11 que a influência desses instrumentos de cordas seria sentida na Europa.

Naquela época, e possivelmente como resultado das influências das Cruzadas, um instrumento apareceu na Espanha muito semelhante ao rabab, que foi chamado de “rebec” . As principais diferenças eram que, ao contrário de seu antecessor, este instrumento era feito de madeira e tinha três cordas em vez de duas . A outra grande mudança é que os músicos tocaram colocando no ombro.

As mudanças continuaram e, no século XIII, um novo instrumento apareceu na França: a viola de arco (ou vielle em francês) . Ele tinha um desenho de cinco cordas e uma forma (mais semelhante à dos instrumentos modernos da família de violinos) com recessos para aumentar a flexibilidade. No entanto, no século XV, a viola da gamba apareceu.

Viola da braccio (viola de brazo) e viola da gamba (viola de leg) eram muito populares . Alguns violistas famosos foram Marin Marais, que jogou na corte de Versalhes, e Carl F. Abel, que tocou a viola da gamba. A viola da braccio tinha buracos para o som em forma de “f” e estava sintonizada em quintas, mas não tinha trastes. Foram esses instrumentos que levaram à criação da ‘família’ de instrumentos modernos de violino .

O violino aparece

O critério da maioria é que o violino surgiu no norte da Itália no início do século XVI. Não se sabe quem foi o inventor exato e, de fato, alguns especialistas chegam a questionar esse aspecto, pois acreditam que os melhores violinistas tocaram outros violinos na última parte do século XIV. No entanto, a teoria prevalecente credita Andrea Amati de Cremona com a construção do primeiro violino , em parte devido ao fato de que o violino mais antigo que existe atualmente foi construído por ele, mas também porque há escritos que registram a venda de 24 violinos para Carlos IX.

O outro pretendente ao inventor do violino é Gasparo di Bertolotti (também conhecido como Gasparo da Sàlo). Este artesão viveu em Brescia (1540-1609), e também criou instrumentos. No entanto, o legado estabelecido por Amati é bem documentado e cheio de violinistas famosos.

Amati (1511-1577) fez alaúdes, violas e rabes, e fundou uma escola em Cremona dedicada à fabricação de violinos. Então, outros famosos violinistas e luthiers seguiram sua tradição. Alguns de seus alunos mais conhecidos eram seus descendentes, incluindo Antonius e Hieronymus Amati, que eram conhecidos como os “irmãos Amati”. Seu neto, Nicolo Amati, construiria alguns dos instrumentos da mais alta qualidade feitos por sua família.

Continuando a tradição

Nicolo teve um aprendiz chamado Andrea Guarneri (1623-1698), que por sua vez ensinou a seus filhos o lucrativo negócio. O neto de Guarneri, Bartolomeo Giuseppe, é amplamente reconhecido pela criação de alguns dos instrumentos de maior qualidade que existem, depois de Antonio Stradivari, que foi, sem dúvida, o mais famoso dos aprendizes de Nicolo Amati.

Como você pode ver, a influência de apenas alguns artesãos levou à criação e desenvolvimento do violino que foi tocado por séculos . Então, embora possamos nunca saber quem inventou o primeiro violino , temos uma boa idéia de como eles evoluíram e dos principais artesãos que se destacaram na criação desta obra de arte musical.