O ácido desoxirribonucleico ou DNA é o material hereditário presente nas células de todos os seres humanos e outros organismos vivos .
O DNA é um ácido nucléico geralmente considerado como modelo, receita ou código de um organismo. Ele contém instruções que permitem o desenvolvimento de células no corpo. E também controla os recursos contidos em toda estrutura viva totalmente funcional através dos genes.
A primeira célula de um ser vivo é formada quando o óvulo e o espermatozóide são misturados. Naquele momento, a molécula de DNA faz com que todo o código genético seja usado para a formulação das células que estarão para sempre nesse novo ser. Essas células se dividem e se replicam perfeitamente para construir a estrutura do corpo. Eles continuam a fazê-lo para a manutenção do corpo, bem como para a formação de novas células sanguíneas ou células da pele.
Os nucleotídeos são a unidade estrutural básica do DNA. Cada nucleotídeo é um par de polímeros com coluna vertebral formados por grupos de açúcar e fosfato ligados por ligações éster. Os dois fios antiparalelos correm livremente no núcleo. Quatro tipos de bases estão ligados a cada açúcar. O arranjo dessas bases ao longo da espinha criptografa a informação que é acessada através da transcrição usando o código genético.
Em cada célula, as moléculas de DNA são organizadas sistematicamente em estruturas longitudinais chamadas cromossomos. Durante o processo de replicação do DNA, os cromossomos se dobram antes que as células se dividam.
“ Essa estrutura tem novos recursos que são de considerável interesse biológico”.
Essa afirmação, talvez a abordagem científica mais moderada, apareceu na edição de abril de 1953 da revista científica “Nature”, quando Watson e Crick apresentaram a estrutura de dupla hélice do DNA. Em 1962, eles dividiram o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina com Maurice Wilkins. Aqui está uma breve visão geral de suas vidas.
Quando criança, Francis Crick tinha um grande interesse em física, química e matemática. Antes da Segunda Guerra Mundial ele estudou física na University College of London. Por dois anos após a guerra, ele foi admitido no Laboratório de Pesquisa do Almirantado Britânico. Ele foi influenciado pelos trabalhos de Erwin Schrödinger, que mudou sua carreira profissional da física para a biologia.
Depois de trabalhar em um laboratório na Universidade de Cambridge, ele se juntou ao Laboratório Cavendish em Cambridge em 1949. O escopo de seu aprendizado incluiu biologia, química orgânica, estrutura de proteínas e tecnologia de difração de raios X. Em 1951, ele se juntou a James. Watson Ambos trabalharam de perto e apresentaram seu modelo de DNA visual em 1953 . Eles compartilharam o Prêmio Nobel em 1962. Francis continuou sua carreira profissional em várias instituições e foi o autor de um par de livros nos últimos anos.
James Watson, americano de nascimento, era obcecado por pássaros quando era criança. Em 1947, aos 15 anos, formou-se na Universidade de Chicago. Ele obteve seu doutorado em zoologia pela Universidade de Indiana em 1950. Ele então se juntou a Cavendish Laboratories, onde trabalhou com Francis Crick para determinar a estrutura do DNA .
Em 1953 eles criaram o modelo de dupla hélice do DNA, que foi considerado uma grande conquista nos campos da genética molecular e bioquímica . Por seu trabalho, Crick, Watson e Wilkins receberam o Prêmio Nobel em 1962. Antes de se tornar diretor do Cold Spring Harbor Laboratory, em Nova York, em 1968, Watson lecionou em Harvard e CalTech.
Em 1988, em reconhecimento à sua glória científica e suas habilidades administrativas, foi nomeado chefe do Projeto Genoma Humano no NIH (National Institutes of Health).
Maurice Wilkins nasceu na Nova Zelândia e foi biofísico e biólogo molecular. Ele estudou física em Cambridge, na Universidade de St. John, e obteve seu diploma em 1938. Então, em 1940, ele obteve seu PhD em Física na Universidade de Birmingham.
Por dois anos ele trabalhou no Projeto Manhattan na Universidade da Califórnia, Berkeley, durante a Segunda Guerra Mundial. Então ele voltou para o King’s College London. Em 1945 ingressou na Universidade de St. Andrews, na Escócia, como professor de física e pesquisou biofísica. Trabalhou com Raymond Gosling e Rosalind Franklin entre 1950 e 1952. Seus esforços combinados produziram imagens da molécula de DNA que resultou no modelo de Crick & Watson em 1953.
Wilkins tornou-se vice-diretor da Unidade do Conselho de Pesquisa Médica em 1955 e ensinou biofísica no King’s College. Além do Prêmio Nobel em 1962, ele também recebeu o Prêmio Albert Lasker da American Public Health Association em 1960. Ele dividiu os dois prêmios com Watson e Crick. Mais tarde, em 1962, ele foi nomeado comandante do Império Britânico.