EQST

Ignominia?

Ignominia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Em um sentido literal significa ignominy sem nome, uma vez que é formado pelo prefixo que indica em falta de e nomen, o que significa nome. Assim, uma ignomínia ocorre quando alguém tem sido desonrado e insultado publicamente aos outros. Ser vítima de um ultraje implica sentir vergonha por ter cometido uma ação desonesta e, ao mesmo tempo sofrem o desprezo dos outros.

O adjetivo expressa ignóbil ignominioso, humilhante e indigna algo. Na frase “o patrão tinha um comportamento ignominioso” comunica que houve um desempenho constrangedor e merece o desprezo dos outros.

Vergonha refere-se ao comportamento inaceitável

Em linguagem popular, é dito que “algo não tem nome” quando é indizível e, portanto, é uma desgraça. Normalmente, refere-se à ignomínia amoral, sem-vergonha, desprezível e contrária às normas mais elementares de comportamento da sociedade. A este respeito, exemplos de ignomínia seria casos de corrupção entre funcionários públicos, fugir à responsabilidade ou violência familiar sem qualquer justificação.

Punição ignominiosa no direito romano

Os romanos do mundo antigo deu muita importância à honra individual. Perder a honra implícito que alguém ainda foi reconhecido por outros. Perda de honra foi contemplada na lei. Assim, certos comportamentos ilegais, como roubo, difamação ou violação do contrato foram punidos. Esses comportamentos foram consideradas muito graves e foram acompanhados por uma punição, a punição de ignomínia.

Quem poderia impor essa punição era o censor e, geralmente, a sentença não era para ser capaz de exercer qualquer cargo público por um período de tempo especificado ou em alguns casos o agressor foi punido com o banimento. Independentemente da punição imposta pela justiça, o infrator também foi punido social e de alguma forma perdeu o reconhecimento de seus concidadãos.

Reflexão de Marx sobre o conceito de ignomínia

O filósofo Karl Marx forneceu uma interessante reflexão sobre este conceito. Segundo o filósofo, a verdadeira gravidade da ignomínia consiste em ser consciente disso.

Assim, se alguém é injusto em um totalmente consciente, a sua atitude vergonhosa é duplamente grave, ação injusta, comprometendo eo fato de atuar em plena consciência.