O sistema cardiovascular é um dos sistemas mais complexos e importantes do organismo, consiste no coração e vasos sanguíneos que estão ligados formando um circuito fechado para o sangue circulante.
O coração é uma estrutura muscular com quatro cavidades no mesmo, duas chamadas superior a dois átrios e inferior chamadas ventrículos ligados por um sistema de válvula e um tecido que actua como um pacemaker capaz de gerar a actividade eléctrica que resulta na contracção ritmo dos átrios e ventrículos para bombear o sangue através do sistema.
O sangue que sai do coração através das artérias, a aorta fornece sangue para a maior parte do corpo, enquanto a artéria pulmonar, levando para os pulmões para a oxigenação, o sangue entra de volta coração através da vena cava e veias pulmonares.
Com cada batida do coração empurra um volume de sangue para a aorta, este vaso sanguíneo grande calibre dá um número de agências direcionadas para vários órgãos, como estar causando novos vasos são diâmetro cada vez menor até os vasos sanguíneos capilar que são microscópicos, a partir daí os vasos começam a aumentar seu diâmetro se tornando veias estão se reunindo para fazer com que as veias cavas que conduzem ao coração.
A principal função do sistema cardiovascular é transportar o sangue por todo o corpo que tem vários objectivos:
– transportar tanto oxigênio e nutrientes para os tecidos, para que possam funcionar corretamente.
– Recolha produtos residuais e dióxido de carbono para ser levado para o rim e pulmão, respectivamente, para eliminação.
– Retirar o sangue aos pulmões para remover o dióxido de carbono e oxigenados de novo.
– Transporte de células que compõem a função imunológica para otimizar o sistema de defesa do organismo.
Este sistema mantém sua operação por ação do sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso simpático tem um efeito acelerador sobre a frequência cardíaca, enquanto aumenta a pressão arterial e aumenta a capacidade do coração de contratar, tudo isso aumenta o débito cardíaco. Que não é nada mais do que o volume de sangue que o coração ejeta em um determinado período de tempo.
O sistema nervoso parassimpático tem o efeito oposto, o equilíbrio entre os dois sistemas é o que permite que este sistema de trabalho sob medida para as necessidades do organismo em um determinado momento. Um exemplo disso é o que acontece quando a pé ou algum tipo de atividade física, os músculos precisam de mais glicose e oxigênio, aumentando assim a pressão arterial e freqüência cardíaca (estes valores aumentam atingindo a gama superior do valor normal) para entrar no resto do sistema parassimpático em que os valores retornam à linha de base que é activado. Isso acontece várias vezes durante o dia.
Outro importante regulador do sistema cardiovascular é o sistema endócrino por hormonas de libertação, tais como adrenalina ou tiroxina, que aumentam a função cardíaca.