A densitometria óssea é um exame radiológico para determinar a quantidade de cálcio nos ossos. É uma avaliação não-invasiva de curta duração, a qual é realizada em ambulatório.
Os valores são apresentados em gráficos, os parâmetros que estabelecem são interpretados de acordo com a idade e sexo de cada paciente.
Neste estudo o corpo inteiro é digitalizado, mas ênfase na parte inferior da coluna vertebral e quadris é feito.
Este estudo foi levado a cabo a fim de fazer o diagnóstico da osteoporose e, assim, para estimar a probabilidade de efeitos, tais como fracturas. É também irá detectar a resposta a tratamentos para a osteoporose, e o impacto de distúrbios, tais como hipertiroidismo e tratamentos hipo e certos incluindo esteróides e as drogas em tumores ósseos.
Os resultados de densitometria óssea A densidade mineral óssea expressa, os resultados são interpretados como se segue:
O valor normal. Ele expressa a quantidade de cálcio no osso é esperado para a idade e sexo do paciente, de modo que o risco de fractura é baixo.
Osteopenia. Isso significa que há uma diminuição na densidade mineral óssea sem atingir níveis de osteoporose.
Osteoporose. Na osteoporose a densidade mineral óssea diminui a tal ponto que um risco de fractura aumentou a trauma menor ou espontaneamente existir.
Os valores obtidos são apresentados dois tipos de intervalos de valores ou pontuações, o Índice de T e Z Pontuação.
O Índice de T é um parâmetro que é expressa em desvios padrão e reflecte a densidade mineral do osso em comparação com o valor da densidade mineral óssea esperado para um adulto do mesmo sexo. Um valor mais elevado – 1,0 é considerado normal, conversa osteopênico quando colocado entre -1,0 e -2,4, enquanto que os valores mais baixos correspondem a -2,5 osteoporose.
O Z Score reflete as asas pessoas densidade mineral óssea em comparação com a mesma idade e sexo. Este parâmetro é utilizado para determinar a necessidade de realizar estudos complementares adicionais.
A densitometria óssea é realizada principalmente em mulheres na pós-menopausa ou pessoas com factores de risco para a osteoporose e avaliar a resposta ao tratamento.
Normalmente ocorre periodicamente, e pode ser hora anual ou mais longo entre cada estudo, dependendo de cada paciente.