O quimo é a substância que digerir o alimento no estômago é obtido.
Uma vez que o alimento é ingerido ou engolido eles passam o estômago, onde é realizada a primeira fase de digestão, que é um processo que visa a converter alimentos em substâncias menos complexos e mais pequenos que podem ser absorvidos por diferentes mecanismos. Alimento no estômago são esmagados pelos movimentos que acontecem lá, enquanto eles são misturados com sucos gástricos são produzidos pela mucosa gástrica, que pode atingir 2 a 3 litros por dia.
sucos gástricos são secretados na presença de alimentos ou após estimulação visual ou olfactiva, contendo principalmente ácido clorídrico pode levar a uma diminuição significativa do pH e da acidez do estômago (cerca de 2). Isso é necessário para realizar a digestão de proteínas e remover os microorganismos que são ingeridos com comida, mas faz com que seja necessário que contar o estômago com vários mecanismos de proteção para evitar a digerir a si mesmo, quando esses mecanismos falharem perturbações que ocorrem, tais como gastrite e úlceras gástricas.
Um dos principais componentes do suco gástrico é uma enzima chamada pepsina, esta substância tem a função de dar início ao processo de digestão de proteínas, em que as substâncias com a forma de cadeias longas são divididas em fracções mais pequenas são as suas aminoácidos. A pepsina é inicialmente numa forma inactiva chamado pepsinogénios, que por acção da secreção do produto de pH ácido do estômago é activado transformações de ácido clorídrico e de pepsina.
Esta fase inicial de digestão leva a uma substância chamada quimo, este tem uma consistência semi-sólida pastosa é ácida e consiste de nutrientes ingeridos em que as proteínas foram divididos em seus aminoácidos constituintes. Quimo passa para a próxima secção do tracto digestivo conhecido como o duodeno, estômago e duodeno são separados pelo anel muscular ou esfíncter chamado piloro cuja função é regular a saída do quimo no estômago, este processo é conhecido como o esvaziamento gástrico que tem lugar continuamente em pequenas porções, uma vez que há quimo passa por uma série de transformações por efeito de secreções biliares e pancreáticas para se tornar Quilo.