Todos os seres vivos em seus genes contém um código especial que faz possuindo uma cor do cabelo, dos olhos ou da pele específico e particular. A coloração destas partes do corpo é devido a melanina, um pigmento encontrado em células e que faz com que um indivíduo que tem clara ou mais escura da pele, olhos e cabelo loiro castanho, azul, verde ou preto, marrom ou morocho. Todos estes elementos definir definitivamente a pessoa e dar identidade. Enquanto qualquer um pode alterar toda a sua vida (tais como tintas, lentes de contato, etc.), genes força e sempre fazer reaparecer de forma permanente.
Reconhecer diferentes é apenas um dos elementos mais importantes questões de todos os seres humanos e é isso que nos permite ter uma identidade. Embora existam muitos elementos que colaboram para formar essa identidade, questões que aparecem, à primeira vista, como a cor do cabelo, olhos ou da pele são importantes e é por isso que a melanina desempenha um papel decisivo.
A melanina é um pigmento natural que aparece em algumas células, aos praticados para dar coloração para certas partes do corpo. Existem muitas variantes deste tipo de pigmento e o mesmo, de acordo com o código genético particular de cada ser, pode resultar em muitas variantes diferentes que fazem a diversidade de seres humanos (muito mais perceptível do que o que acontece com os animais da mesma espécie ). Quando melanina não é normalmente apresentada em função dos parâmetros de medicamento, como é ocorrer alteração albinismo. O albinismo é uma doença sofrida por uma pessoa com pouca melanina que faz seu cabelo, olhos e pele não têm praticamente qualquer cor.