O sistema endócrino é composta por um grupo de glândulas cujos produtos função e libertar hormonas, este é um grupo de substâncias que actuam como mensageiros realização de funções das várias actividades que ocorrem normalmente no corpo de controlo.
As glândulas são sensíveis a estímulos outra glândula, sistema nervoso e o ambiente, através de efeitos sobre as funções de vários órgãos e metabolismo, a fim de manter a homeostase ou estado de equilíbrio e harmonia no corpo.
Existe uma grande quantidade de glândulas neste sistema, tais como:
Hipotálamo.
Ele está localizado na estrutura do cérebro, no entanto, do ponto de vista do seu funcionamento é considerado parte do sistema endócrino em que regulamenta a maioria dos processos que ocorrem no corpo através da produção de factores de libertação.
Pituitária.
É também conhecido como pituitária, está localizado dentro do crânio sobre uma proeminência óssea conhecido como o sela turca, esta glândula libera um número de factores que são necessários para regular a função de outras glândulas endócrinas.
Tireóide.
As chamadas de hormônios da tireóide estão diretamente relacionados tireóide metabolismo, quando esta função glândula diminui hipotireoidismo ocorre, enquanto que quando isso ocorre aumenta hipertireoidismo.
Paratireóide.
Este parathormone glândula, cuja cálcio função regular os níveis no corpo.
Pâncreas.
ilhotas pancreáticas produzem um dos mais importante, pois é a insulina, uma substância que é necessário para que realizar o metabolismo da glicose, sua deficiência causa a doença conhecida como hormônios diabetes.
Supra-renais. As glândulas supra-renais produzem várias hormonas cortisol, que é o mais importante porque se prepara o corpo para o stress, esta glândula também produz hormonas relacionadas com a pressão sanguínea e do tipo hormonas sexuais masculinas.
Gônadas.
Muitos órgãos do corpo são capazes de executar funções específicas que lhe são próprias, ao liberar hormônios que estão associados com funções específicas, como é o caso do coração que produz o hormônio Atrial urética Natri envolvidos na regulação de processos volume de sangue, rim responsável pela produção de renina é necessária para a regulação da pressão sanguínea e eritropoietina que está envolvida na estimulação da produção de glóbulos vermelhos na medula óssea, fígado libertando factor de crescimento semelhante à insulina e tecido adiposo que produz leptina. Esses hormônios são responsáveis pelo surgimento e desenvolvimento de características sexuais secundárias e função sexual e capacidade reprodutiva.