A giardíase é uma doença infecciosa que afecta a primeira parte do intestino delgado conhecido como o duodeno, é causada por um parasita conhecidos como Giardia lamblia, é geralmente mais comum em crianças, especialmente entre o primeiro e os quatro anos, mas pode ocorrer em qualquer idade ainda reinfecção comum.
O modo de transmissão deste parasita é através do consumo de alimentos ou água contaminados. Também é possível comprar quando em contato com animais de estimação como cães e gatos e gado.
A Giardia têm a capacidade de colonizar o intestino e afectar vilosidades intestinais que interfere com o processo de absorção de nutrientes que normalmente ocorre a esse nível, o que aumenta a pressão oncótica de conteúdo intestinal levando a apresentar episódios de diarreia pastosa com flatulência fétido quando persiste durante várias semanas pode levar ao desenvolvimento de uma doença intestinal conhecido como má absorção.
outro desconforto tais como dor abdominal situado de preferência na boca superior vulgarmente conhecida como barriga, flatulência, gases, dor nas articulações, alergias da pele e ainda urticária abdominal pode também ocorrer. Quando a diarréia é a perda de peso persistente, anemia e desnutrição estão associados.
Em adultos, é possível que a infecção ocorre sem ter sintomas, é pessoas que agem como portadores assintomáticos, eles são uma fonte de contaminação para o meio ambiente, especialmente se eles trabalham manipulando alimentos em hospitais ou agências relacionadas com os cuidados crianças. Por esta razão, recomenda-se estes trabalhadores realizados exames de rotina pelo menos uma vez por ano para tratar casos de fezes, onde existe infecção, mesmo se não for acompanhada de sintomas.
Normalmente, os sintomas desta infecção são bastante distinta e permitir identificar com manifestações clínicas. O diagnóstico é confirmado por um exame de fezes que irá trazer para este parasita, às vezes é necessário fazer um exame para identificar assim um estudo conhecido como exame de fezes de série correspondente à análise de uma amostra é solicitada fezes por dia em um intervalo compreendido entre 3 e 5 dias.
Também é possível identificar os antigénios do parasita nas fezes quando as fezes são testes negativos, mas existe um elevado suspeita dessa infecção.