As estrias são lesões cutâneas lineares que ocorrem como um resultado da quebra de fibras de colagénio e elastina. Este é um problema que tem impacto mais estético de saúde que aqueles que sofrem, sendo mais comum em mulheres do que em homens, especialmente durante a adolescência.
A pele é um tecido que tem alguma elasticidade, permitindo a adaptação às mudanças no tamanho do corpo, se estas alterações são bruscas ou desproporcionada pode levar ao aparecimento de marcas de estiramento, devido à rotura das fibras.
A principal causa das estrias constitui perda e ganho de peso nestes casos estão localizadas nas axilas, seios, braços, abdômen, quadris e pernas. Pessoas com distúrbios ou mulheres com celulite nutricionais estão em maior risco de desenvolvê-los, também são mais freqüentes na adolescência, quando o crescimento acelerado ocorre.
Uma causa muito comum de estrias no abdômen é a gravidez, especialmente em mulheres que apresentam um significativo ganho de peso durante a mesma.
A ruptura da camada fibrosa da pele é promovida pela estimulação de duas hormonas, o cortisol e estrogénios, tanto favorecer a atrofia dos fibroblastos, as células que produzem substâncias idler pele. Cortisol pode subir em condições médicas, como a doença de Cushing, ou em pessoas que usam esteróides para tratar asma, alergias ou doenças auto-imunes, bem como aqueles que os utilizam para aumentar a sua massa muscular. Nestes casos, as estrias são geralmente mais espessa e avermelhada em sua fase inicial, em seguida, eles progredir para atrofia da pele que será exibido afundado esbranquiçada.
Tratamento de estrias
Uma vez que você começar a aparecer pode conseguir bons resultados se tratada quando ainda são avermelhada ou rosa, nestes casos, cremes com base em colágeno e elastina, ácido hialurônico e gotu kola pode ajudar a melhorar a qualidade da pele assim recupera a sua tensão e elasticidade, estas medidas podem ser mais eficazes se for combinado com massagem e actividade física, como ambos aumentam a circulação sanguínea da pele através do aumento do fornecimento de nutrientes para esse nível. Uma vez que eles aparecem e assumir a forma atrófica dermatológicas e tratamentos cosméticos não são eficazes para eliminá-los.