Tautologia é quando uma dada proposição é sempre verdadeira, sem exceções. É aquela expressão que, ao montarmos a sua tabela-verdade, sempre irá apresentar a última coluna toda formada por “V's”. Ou seja, trata-se de uma expressão que nunca apresentará valoração “falsa”.
Redundância, como o nome mesmo sugere, refere-se à algo que é dito em excesso e acaba por se tornar repetitivo na oração. ... Exemplos comuns de redundância são “subir pra cima”, “elo de ligação”, “metades iguais”, “há anos atrás”, entre muitos outros.
Tautologia é uma palavra usada sobretudo na terminologia própria da Lógica e da Retórica. ... Pleonasmo é também uma forma de redundância com repetição de ideias ou palavras com o mesmo sentido.
substantivo feminino Qualidade de redundante, excessivo e supérfluo. Persistência nas mesmas ideias, pensamentos. Uso abusivo de palavras ou de expressões; discurso prolixo. [Gramática] Discurso que se baseia na utilização de diferentes palavras para expressar um mesmo pensamento ou ideia; tautologia.
A tautologia, também conhecida como pleonasmo ou redundância é um vício frequente. Os exemplos mais utilizados para exemplificar sua ocorrência são: Subiu para cima. Desceu para baixo.
Uma contradição é uma proposição lógica composta que é sempre falsa, independente- mente do valor lógico das proposições simples que a constituem. O caso mais clássico é a proposição p ∧ (¬p).
Construção de tabelas verdade A tabela verdade de uma proposição formada por n proposições simples terá 2n linhas. Por exemplo, a tabela verdade da proposição "x é um número real e maior que 5 e menor que 10" terá 8 linhas, pois a sentença é formada por 3 proposições (n = 3).
Contradição é uma proposição cujo valor lógico é sempre falso. ... A proposição ~(p ν q) Λ (p Λ q) é contraválida, pois a última coluna da tabela-verdade só possui F. Contingência. Quando uma proposição não é tautológica nem contraválida, a chamamos de contingência ou proposição contingente ou proposição indeterminada.
Em filosofia e lógica, contingência é o modo de ser daquilo que não é necessário, nem impossível - mas que pode ser ou não. ... proposições necessariamente verdadeiras ou Tautologias, que devem ser verdadeiras, não importa quais são ou poderiam ser as circunstâncias.
Proposições contraditórias (A ↔ O e E ↔ I): São proposições que diferem quanto à quantidade e qualidade. Exemplo: Todos os homens são brancos (A) e Alguns homens não são brancos (O); Nenhum homem é branco (E) e Alguns homens são brancos (I).
1. CONVERSÃO SIMPLES: ocorre nas proposições do tipo I, E e A quando esta última for definição específica e consiste na simples mudança de posição entre o sujeito é o predicado. 2. CONVERSÃO POR LIMITAÇÃO: ocorre na proposição do tipo A, e consiste em passá-la para o tipo I.