Determinar a raiz quadrada consiste em calcular o número que, elevado ao quadrado, gera o valor desejado. Por exemplo, a raiz quadrada do número 25 corresponde ao número 5, pois 5² é igual a 25.
Somente os números considerados quadrados perfeitos possuem raiz quadrada exata, como por exemplo, o número 64 possui raiz quadrada igual a 8, pois 8² = 64. Então, dizemos que ele é um número quadrado perfeito. Observe outros algarismos considerados quadrados perfeitos: 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, 64, 81, 100,...
O cálculo de raízes não exatas pode ser feito por meio da fatoração, fato garantido pelo teorema fundamental da aritmética e propriedades dos radicais. Uma das estratégias mais usadas para calcular raízes é a fatoração. Para tanto, utiliza-se o teorema fundamental da aritmética e algumas propriedades de raízes.
Explicação: Os números de 0 a 100 que possuem raiz quadrada exata são: 1 , 4, 9 , 16 , 25 , 36 , 49 , 64 e 81 .
número 100
Resolvendo: 1² = 1, 2²=4, 3²=9, 4²=16, 5² = 25, 6² = 36, 7²=49, 8²=64, 9²=81, 10²=100... o maior quadrado perfeito escrito por dois algarismo é 81.
Definição: Quadrado perfeito é qualquer número natural que possa ser representado pelo quadrado de um número também natural. Para quem está habituado a uma linguagem mais matemática, um número natural n é dito um quadrado perfeito, se, e somente se, existir um número natural a tal que n=a2.
Coloque a ponta do compasso sobre o ponto P e desenhe outro arco cortando o arco desenhado no passo anterior em algum ponto (digamos, o R). Ligue os pontos "P" e "R", e os pontos "Q" e "R" usando um escalímetro. A figura PMQR é um quadrado. Você pode apagar as linhas de construção desnecessárias, se quiser.
Primeiramente, vamos traçar um segmento de reta AB com a medida do lado do quadrado pretendida. Com o compasso na extremidade A com abertura A B, vamos marcar a mesma medida no segmento da reta perpendicular e encontrar o ponto C. Com a mesma abertura, colocaremos o compasso em C e traçaremos um arco.
Passo a passo: 1º) Utilizando uma régua, desenhe uma reta suporte. 2º) Defina um ponto nessa reta suporte, ele será um dos vértices do seu quadrado. 3º) Utilizando o compasso, transporte o lado do quadrado a partir do ponto marcado sobre a reta suporte. Marque esse ponto.
Método 1 de 3: Desenhando uma caixa em 3D