Resposta. a = 4. Medida da aresta é de 4 cm.
Resposta: Para calcular o volume do cubo, eleve 5 ao cubo, o resultado será 125cm³. Explicação passo-a-passo: A fórmula de cálculo do volume de um cubo é a³, a=aresta.
Resposta. Um cubo é formado por 6 lados, onde cada lado é um quadrado (imagine um dado D6). Resposta: A área total de um cubo de 5cm de lado é 150cm².
Bem, um cubo possuí todas as suas faces iguais e sua área de uma de suas faces é tida como L². Sendo assim: 5 * 5 = 25. Como o cubo possui 6 faces (cima/baixo/esquerda/direita/frente/trás), a área total é 25*6.
Um cubo possui 6 lado, com 25 cm² cada (aresta de 5 cm x aresta de 5 cm = 25), portanto, se multiplicar 25 por 6 o resultado será de 150 cm², letra D.
150 cm²
Qual a medida do comprimento de um bloco retangular de base quadrada cuja altura mede 100 centímetros e a diagonal mede 125 centímetros? Gabarito: Letra E. A diagonal de um cubo mede √3 cm.
A diagonal D do cubo é a hipotenusa do triângulo rectângulo de catetos a e d: D2 = d2 + a2. Mas d é a hipotenusa do triângulo rectângulo de catetos iguais a a, sendo a a medida da aresta do cubo, logo, d2 = a2 + a2, ou seja, d2 = 2a2.
Assim, como na diagonal da base, a diagonal do cubo também pode ser calculada pelo Teorema de Pitágoras. Dessa forma, temos a seguinte fórmula: dc² = a² + d²b ⇒ dc² = a² + 2a² ⇒ dc² = 3a² ⇒ dc = a√3.
Diagonais: é possível traçar até quatro diagonais internamente no cubo. Além disso, as faces também possuem suas diagonais. Vértices: os vértices são formados por pontos onde as arestas se encontram, no total o cubo possui 8 vértices.
D = √(b² + l² + h²), onde D = medida da diagonal, b = medida da base, l = medida da largura e h = medida da altura. O cubo é um caso especial de paralelepípedo onde as medidas da base, largura e altura são iguais.
E os retos:
Os segmentos AB e AE são catetos desse triângulo. Assim, para descobrir a medida da diagonal BE, basta usar o Teorema de Pitágoras para descobrir a medida dessa hipotenusa. Entretanto, conhecemos apenas a medida de um dos catetos: AB = z. Para descobrir a medida do cateto AE, usaremos também o Teorema de Pitágoras.
Ou seja, é um quadrilátero. Assim, a diagonal do quadrado corresponde aos segmentos de reta responsáveis por ligar dois vértices....Utilizando a fórmula do Teorema de Pitágoras, podemos concluir que:
Dessa forma, o cálculo da diagonal do retângulo é feito através do Teorema de Pitágoras, onde o valor do quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados de seus catetos.
Resposta. A medida da diagonal de cada quadrado pode ser calculada pelo teorema de Pitágoras, nesse caso vc transforma o quadrado em um triângulo. O teorema fala que a hipotenusa ao quadrado é igual a soma dos catetos ao quadrado, nesse caso a sua hipotenusa sempre será a sua diagonal.
Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).
As diagonais do retângulo ABCD são os segmentos AC e BD. Sendo assim, AC = BD. Além disso, as diagonais do retângulo se encontram no ponto médio, ou seja, M é o ponto médio da diagonal AC e BD. a) Como DM = 17,5 cm, então podemos afirmar que AM = 17,5 cm.