EQST

Qual O Papel Da Rainha Isabel Na Expanso Martima E Os Desdobramentos Da Histria De Colombo?

Qual o papel da rainha Isabel na expansão marítima e os desdobramentos da história de Colombo?

Isabel, rainha de Castela, unificou a Espanha, retomou a Inquisição católica e levantou dinheiro para a viagem de Cristóvão Colombo às Américas. O ano de 1492 foi movimentado. ... Colombo a batizou assim em homenagem à rainha que bancou a aventura de atravessar o planeta com três embarcações.

Qual foi o papel da rainha Isabel na expansão marítima?

A Rainha Isabel, que foi rainha da Espanha, se relaciona com a expansão marítima tendo patrocinado (pagava grandes somas de dinheiro, oferecia navios e equipamentos para navegadores) as expedições. ... Nesta viagem, encontrou as Américas, continente que a Espanha colonizaria de forma intensa.

Quais foram as principais conquistas da expansão marítima espanhola?

Resposta. Uma das conquistas mais importantes realizada pela expansao maritima espanhola foi a descoberta e a conquista da América.

Quais foram as conquistas da Espanha?

A conquista da América foi um dos maiores empreendimentos realizados pela Espanha em sua história. A chegada da expedição de Cristóvão Colombo na América, em 1492, iniciou um processo que levou ao domínio dos povos indígenas e foi o auge de um longo processo de exploração do Atlântico durante todo o século XV.

Quais foram as conquistas da expansão marítima portuguesa?

Resposta. Foram várias, como: Desenvolvimento de artigos náuticos como mapas, embarcações mais resistentes para cruzar o Atlântico; Descoberta do caminho para as índias com Vasco da Gama, "descoberta do Brasil",etc.

Quais eram os principais objetivos da expansão marítima?

Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.

Quais desafios eles teriam enfrentado nessas viagens?

Resumindo: a viagem era cheia de perigos, até mesmo quanto à alimentação e à água a serem consumidos durante a travessia do Oceano Atlântico, e também as Doenças como tuberculose, tifo, tétanos,lepra, sifilis, falta de água, alimentos impróprios, tempestades...

O que marcou o início da expansão marítima portuguesa?

A conquista de Ceuta, cidade do norte da África, em 1415, foi o marco inaugural da expansão marítima europeia, haja vista que, a partir daí, o processo de expansão evoluiu grandemente, culminando na criação de feitorias ao longo da costa oeste africana, na chegada à Índia e na descoberta do Brasil.

São fatores da expansão marítima portuguesa no século XV?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Quais fatores propiciaram a expansão marítima europeia?

No caso podemos afirmar que a expansão marítima ocorrida nessa época se deu principalmente porque os países da Europa buscavam novas rotas de comércio com o oriente, tendo em vista que poucos países já haviam dominado essas rotas. Nesse quesito, o primeiro a se lançar ao mar foi Portugal seguido pela Espanha.

Quais ações possibilitou a expansão marítima?

Basicamente, os fatores que permitiram à Europa essa expansão marítima foram as boas condições financeiras, uma organização política forte que permitia a união de esforços, produtos com altíssima possibilidade de lucro que poderiam ser obtidos pelo mar, bem como condições técnicas (navios que suportassem as condições ...

Quais fatores impulsionaram Portugal a desenvolver condições para a expansão marítima?

Os dois principais fatores que impulsionaram Portugal a desenvolver as condições para a expansão marítima foram o fato de ter se formado como Estado-Nação unificado antes da maioria dos países europeus e o fato de possuir uma posição geográfica favorável para a navegação, já que Portugal conta com centenas de ...

Quais fatores possibilitaram ao povo português ser um dos primeiros povos da Europa a realizar viagens marítimas à longa distância?

Portugal foi o primeiro país europeu a se aventurar pelos mares e vários foram os fatores que contribuíram para esse fato:

  • Insuficiência portuguesa em metais preciosos para a cunhagem da moeda.
  • Falta de produtos agrícolas e de mão-de-obra.
  • Desejo de expandir a fé cristã
  • Necessidade de novos mercados.

Quais foram os fatores que favoreceram o pioneirismo português?

O pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações justifica-se pelo contato direto com o Oceano Atlântico, pelas técnicas de navegação desenvolvidas, apoio da Corte Real e incentivo a conquista de novas terras e mercados.

Por que Portugal foi o pioneiro nas navegações por que a Espanha iniciou as mais tardiamente?

A Espanha estava numa guerra civil na época das grandes navegações, o que fez com que iniciasse mais tarde seu processo colonizador. O pioneirismo português pode ser explicado pela relativa "paz" vivida na época, o desejo de expansão da fé católica e a busca por metais preciosos.