TRANSMISSÃO INDIRETA: transferência do agente etiológico por meio de veículos animados ou inanimados.
Contato direto: é a transmissão que ocorre com o contato da superfície corporal de uma pessoa infectada. Ela acontece de pessoa para pessoa e não envolve nenhum objeto intermediário.
Transmissão direta ou contágio: é a rápida transferência do agente etiológico, sem interferência de veículos e pode ocorrer de duas formas distintas: - Transmissão direta imediata: transmissão na qual existe um contato físico entre o reservatório ou fonte de infecção e o novo hospedeiro suscetível.
Transmissão direta de uma doença é o mecanismo de transferência de um determinado agente causador (vírus, bactérias, protozoários, etc.) em que não há interferência de veículos (vetores).
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.
Como eliminar a leptospirose com água sanitária O hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) mata as leptospiras e deve ser utilizado para desinfetar reservatórios de água.
Como se pega a leptospirose? Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar.
Ratos ainda podem roer chumbo, alumínio, cimento, tijolo e plástico. Em seis meses, dois ratos consomem 14 kg, de comida, e produzem 5,5 L de urina e 25 mil cíbalas de fezes!
Como espantar ratos da residência