Jogo: ação de jogar, folguedo, brinco, divertimento. Seguem-se alguns exemplos: jogo de azar, jogo de empurra. Brinquedo: objeto destinado a divertir uma criança. Brincadeira: ação de brincar, divertimento, gracejo, zombaria, festinha entre os amigos e parentes.
O jogo é a atividade com regras que o definem, pode ser considerado como uma disputa que tem como finalidade a diversão; brincadeira é entreter-se, distrair-se com um brinquedo ou jogo. O jogo é como se fosse uma consequência da brincadeira.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas. ...
Por isso, as crianças divertiam-se com outras coisas: brincavam de amarelinha, esconde-esconde, passa-anel, gude, pião e cantigas de roda....Brincadeiras Antigas
Porque a maioria deles dispensa a colaboração da criança. 4) Quais são algumas das brincadeiras mais antigas apontadas no texto? R. O pião, a pipa, as bolas de gude, o jogo da amarelinha, cabo-de-guerra, cubos de montar, etc.
Hoje em dia a televisão anuncia, com insistência, brinquedos incríveis: sofisticados, coloridos, auto-suficientes, barulhentos e caros. Uma tentação para qualquer criança. Mas, com a mesma intensidade com que atraem a criança, são deixados de lado após serem manipulados, no máximo, durante uma semana.
Fundadoras do site de aluguel de brinquedos Joanninha, as sócias Alessandra Piu e Anna Fauaz decidiram criar brincadeiras.