As atividades primárias são aquelas consideradas indispensáveis e deveras importante para atender os objetivos na área logística, seja pelas suas maiores parcelas dentro dos percentuais nos custos logísticos ou, então, são primordiais para a gestão e o cumprimento da atividade logística Os autores dividem-se entre ...
As atividades primárias são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos. As atividades de apoio são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem de Proteção, Obtenção, Programação de Produtos e Manutenção de Informação.
As atividades logísticas se dividem em primárias e de apoio. As atividades primárias são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos e as atividades de apoio são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem, Obtenção/Suprimento e Programação de Produtos.
As atividades primárias são primordiais para atingir os objetivos logísticos de custo e nível de serviços, já que, ou elas contribuem com a maior parcela do custo total da logística, ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística.
Lead time em logística é o tempo de espera, ou seja, o período para conduzir todo o ciclo de produção, desde o pedido até a entrega efetiva. ... De qualquer forma, cada etapa entre o pedido recebido e a entrega leva tempo. O lead time em logística ajuda a estudar esse período e colabora nos ajustes para reduzir a espera.
A manutenção de estoque tem como objetivo o equilíbrio razoável da disponibilidade do produto conforme a sua respectiva demanda. Isso possibilita manter um estoque mínimo com os menores níveis possíveis sem acumular ou afetar a disponibilidade desejada pelos clientes.
Para a manutenção dos estoques de matérias-primas, são utilizadas justificativas, como a facilidade para o planejamento do processo produtivo, a manutenção do melhor preço deste produto, a prevenção quanto à falta de materiais e, eventualmente, a obtenção de descontos por aquisição de grandes quantidades.
Redução de custos de manutenção e operacionais Custos com mão de obra para a manipulação do estoque; manutenções e investimentos em equipamentos e novas tecnologias são ajustados conforme a necessidade, evitando, assim, eventuais desperdícios.
A função principal do estoque é usar vendas e produção/compras para aumentar a rentabilidade, para obter o montante máximo para o investimento do negócio. ... Todas essas funções ajudam a aumentar a rentabilidade de um negócio.
As cinco funções dos estoques
Quando a taxa de fornecimento excede a taxa de demanda, o estoque aumenta; quando a taxa de demanda excede a taxa de fornecimento, o estoque diminui. ... O estoque é criado para compensar diferenças de ritmo entre fornecimento e demanda, conforme apresentado na figura abaixo.
Listei para você as quatro principais vantagens de se ter um estoque, são elas:
O método PEPS — Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai — segue a regra de saída de acordo com a data de entrada dos itens no estoque. Ou seja, as mercadorias que chegaram com data mais antiga são as primeiras a serem vendidas. É um dos métodos mais utilizados, visto que ajuda a controlar a validade e evitar perdas.
Um giro de estoque alto é desejado pela maioria das empresas, pois significa que as vendas estão indo bem e que o dinheiro das mercadorias não fica parado, gerando lucro para a empresa. - Redução de custos. Mas atenção, uma boa gestão de estoque envolve o equilíbrio entre entradas e saídas.
Enquanto o PEPS busca oferecer ao gestor condições de observar a oscilação dos custos dos materiais no estoque, o PVPS concentra-se em prevenir a ocorrência de custos excedentes por causa de perda de itens.
PVPS/FEFO – Primeiro que Vence, Primeiro que Sai Nesta metodologia, utilizada para produtos que possuem data de validade, os produtos com prazos mais próximos ao vencimento devem ser os primeiros a serem utilizados, mesmo que suas entradas sejam posteriores à de lotes já em estoque.