Para realizar a consulta do gravame de veículos basta ter o número da placa do automóvel e o número do RENAVAM, para que o sistema de Consultas Prime possa realizar a pesquisa de forma ágil e completa, por meio de plataformas online.
No caso de optar pela retirada do gravame, o comprador terá que apresentar ao DETRAN os documentos exigidos: CRLV; CRV; CPF; RG; comprovante do pagamento da taxa, bem como o de residência e o documento fornecido na vistoria do automóvel.
Não é possível, em hipótese alguma, regularizar uma transferência de veículo caso conste uma intenção de gravame. Só é possível comprar um veículo nessa situação se a intenção estiver no nome do comprador e a compra for realizada por meio da mesma instituição que inseriu o gravame na documentação.
Para imprimir, o proprietário deve acessar o Portal de Serviços do Denatran ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais). Precisa fazer o cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha.
Para isso, basta emitir o Documento de Arrecadação (Dare) diretamente no site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-Goiás).
Caso já tenha vencido o prazo original de pagamento o IPVA deverá ser pago em cota única, no site www.detran.go.go.br, até o 1º dia útil seguinte após o retorno da posse (devolução) ao proprietário. Após este prazo incidirão os encargos legais.
Como consultar os valores de pagamento do IPVA 2021 em São Paulo
É possível verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/), mediante o número do Renavam e placa do veículo.