Os tecidos são estruturas formadas por um conjunto constituído por células semelhantes, que atuam para desempenhar uma mesma função, e pela matriz extracelular. Eles não são encontrados isoladamente no nosso corpo, estando sempre associados uns aos outros, formando os órgãos e sistemas.
A presença de células é uma das características que todos os seres vivos possuem em comum. Ela é a menor unidade que forma um indivíduo. Os seres vivos podem ter somente uma ou diversas células. As bactérias, por exemplo, são formadas somente por uma, tal como mostra a figura abaixo.
O tecido conjuntivo possui as funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas: colágeno e elastina. ... Além disso, é inervado e irrigado por sangue, sendo sua principal função a sustentação do corpo, uma vez que compõe o esqueleto humano.
O tecido muscular apresenta células com grande capacidade de contração e, por isso, está relacionado com a nossa movimentação, alimentação e até mesmo com os batimentos do nosso coração.
Do ponto de vista da biologia, um tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular. Podem ser encontrados em organismos do reino animal e vegetal.
Órgãos são estruturas formadas por um grupo de tecidos, formados por células. Os órgãos que trabalham juntos para a realização de uma tarefa específica formam os chamados sistemas.
Tipos de Tecido Epitelial
Resposta. A) Podem ser classificados como : simples(uma camada de célula), estratificado (mais de uma camada de células), pseudoestratificado (células que aparentam ter mais de uma camada de célula , devido as células estarem posicionadas em diferentes alturas.
Os epitélios podem ser classificados quanto: forma das células e número de camadas. Forma das células: Epitélio pavimentoso, epitélio cúbico e epitélio colunar. Número de camadas: Epitélio simples, epitélio estratificado, epitélio pseudoestratificado e epitélio de transição.
O arranjo das células permite classificar o tecido em: simples, estratificado, pseudoestratificado e transição. A forma das células permite a classificação em pavimentoso, cúbico e prismático. Já a função permite classificar o tecido epitelial em revestimento e glandular.
Os epitélios de revestimento são classificados de acordo com critérios essencialmente morfológicos, baseando-se em dois aspectos: o número de camadas que possuem e a forma das células da camada mais superficial.
Tecido Epitelial- Epitélio de revestimento e glandular.