A implantação da estratégia AIDPI, política de saúde prioritária do MS desde 1997, veio para beneficiar a forma de atendimento à criança no âmbito da atenção primária. Essa estratégia tem como objetivo reduzir a mortalidade infantil por meio da melhoria da qualidade do atendimento prestado às crianças.
A estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) é uma abordagem que aceita e responde pela condição da criança doente em toda a sua complexidade. Para isso, usa-se uma estratégia padronizada, baseado em normas internacionais com grande impacto na redução da morbimortalidade infantil.
A estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde, Organização Panamericana da Saúde e Fundo das Nações Unidas para a Infância, visa diminuir a morbi-mortalidade infantil mediante sistematização do atendimento das doenças prevalentes de forma ...
No Brasil, a estratégia AIDPI enfoca pneumonia, diarréia, otite, doença febril, anemia e desnutrição, além do incremento nutricional e promoção ao aleitamento materno, imunização e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento.
São as doenças mais comuns na infância, o que deixa os pais bastante preocupados. No entanto geralmente são de fácil tratamento, desde que todos os cuidados e recomendações médicas sejam seguidos....Então confira nosso post!
6 doenças na infância que são comuns
10 doenças crônicas mais comuns no Brasil
Doenças comuns da infância, como prevenir e cuidar
Transtorno mental na infância: como os pais podem identificar?
5 sinais de quem possui transtornos mentais
Um transtorno de conduta envolve um padrão repetitivo de comportamento que viola os direitos básicos de terceiros. Crianças com transtorno de conduta são egoístas e insensíveis aos sentimentos dos outros e podem assediar outras crianças, danificar propriedade, mentir ou furtar sem culpa.
Doenças psicológicas mais comuns
Não existe uma causa definida para esse tipo de distúrbio. Os avanços científicos, porém, já permitem estabelecer uma relação entre fatores genéticos e a incidência desses casos. Também existem questões que podem desencadear um distúrbio mental, como luto, traumas ou uma situações de estresse intenso.
Exame ajuda a identificar doenças mentais a partir de imagem no cérebro. Criado pelo professor da Universidade da Califórnia Ismael Mena, o chamado "spect cerebral" já é desenvolvido no Brasil e é um exame capaz de diagnosticar problemas psicológicos.
Transtornos mentais
Dados fornecidos por estudo realizado pela Universidade de Harvard indicam que, das dez doenças mais incapacitantes em todo o mundo, cinco são de origem psiquiátrica: depressão, transtorno afetivo bipolar, alcoolismo, esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo (MURRAY E LOPEZ, 1996 apud BRASIL, 2003).
Conheça os principais transtornos psicóticos que podem levar um indivíduo a loucura:
Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável (Borderline) A instabilidade das emoções é o traço mais marcante deste transtorno. A pessoa borderline costuma ter variações rápidas e intensas no estado de humor de um momento para outro, sem um motivo aparente.
A seguir você pode conferir uma lista com cinco patologias sinistras que, apesar dos esforços de milhares de cientistas, continuam sem tratamento após o contágio:
O vitiligo é uma doença dermatológica que, até hoje, também não tem cura. A condição consiste na despigmentação da pele, se apresentando em forma de manchas brancas espalhadas pelo corpo, e isso acontece devido à inibição ou destruição das células responsáveis por desenvolver a melanina, chamadas de melanócitos.
Aprenda a Conviver com uma Doença que não tem cura. A doença que não tem cura, também conhecida como doença crônica, pode surgir de forma inesperada, tendo na maior parte dos casos um impacto negativo e avassalador na vida de uma pessoa.
As doenças crônicas são caracterizadas basicamente por serem doenças que possuem um lento desenvolvimento e uma longa duração, muitas delas ainda não possuem uma cura. Elas são categorizadas por dois tipos: doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e as transmissíveis.
A doença pulmonar obstrutiva crônica é o estreitamento (bloqueio ou obstrução) persistente das vias aéreas, que ocorre com enfisema, bronquite obstrutiva crônica ou ambos os distúrbios. O tabagismo é a causa mais importante da doença pulmonar obstrutiva crônica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como doenças crô- nicas as doenças cardiovasculares (cerebrovasculares,isquêmicas), as neoplasias, as doenças respiratórias crônicas e diabetes mellitus.
Causas
3 – As principais doenças crônicas no Brasil
TIPOS DE DOENÇAS CRÔNICAS
Comece incluindo no seu dia a dia: