Por entender que o conhecimento histórico é imprescindível na formação de professores de Educação Física desenvolvo alguns argumentos que possam não apenas justificar sua presença nos currículos mas, sobretudo, evidenciar que a História contribui para conhecer o presente e a nós mesmos.
Compreender o contexto histórico em que se desenvolveu a educação física é importante para entender a evolução das práticas corporais e seus objetivos ao longo da evolução social obtida pelos seres humanos.
O estudo da História da Educação é importante devido o seu potencial formativo, autor reflexivo e cognitivo. Ou seja, o estudo da história da educação tem a capacidade de fazer com que os alunos raciocinem de forma a compreender o porquê de se estudar determinada matérias e temas.
Porque para sabermos bem certinho quantas horas estão marcando em um determinado horário devemos sempre contar de cinco em cinco. ... O ponteiro maior e mais grosso é o dos minutos, o ponteiro mais fino maior é para os segundos, e por fim o menor mais grosso para as horas. Por isso que é importante medir o tempo.
Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.