Quem conta um conto, embarca numa aventura é o título do trabalho realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no segundo semestre do ano de 2007, em nosso estágio de Língua Portuguesa.
As principais características de uma narrativa de aventura são: os personagens, o diálogo entre eles, sequência de fatos (tempo) (imaginários ou reais), um ambiente (espaço) onde se passam as aventuras, um clímax e um desfecho, uma solução para as aventuras presentes na história.
O filme de aventura é um gênero cinematográfico que pode ser caracterizado como uma história onde um herói enfrenta uma série de obstáculos, exibindo coragem ao enfrentar situações que fogem ao cotidiano.
Perguntar aos alunos no momento inicial sobre o que eles entendem por conto e se sabem a diferença entre conto e as demais narrativas como fábula, por exemplo; Questionar sobre quais contos eles já ouviram, quem contou e qual conto foi; Indagar se eles já leram algum conto.
O professor deverá questionar a turma sobre Machado de Assis. Qual a sua importância para a literatura nacional, qual período, principais obras, personagens, etc....Divida a turma em pequenos grupos e apresente os temas:
Conflito: trata-se do momento em que ocorre uma oposição entre os elementos da narrativa, resultando em uma tensão que organiza os fatos. O conflito instiga o leitor em relação à narrativa. Clímax: é quando a narrativa alcança a tensão máxima. É o ponto culminante do conflito.
Como criar conflito em histórias? 7 dicas para desenvolver a tensão perfeita.
Como fazer um enredo
Algumas dicas que se destacam: começar pensando e estruturando bem o personagem, ser empático e evitar a autobiografia. Eu diria que a melhor dica é ler muito. Quanto mais referências você tiver, mais ideias você terá para um bom texto. E não tenha medo de imitar as suas referências.
Familiarize-se com a terceira pessoa. A terceira pessoa inclui os pronomes ele, ela, eles e elas. Com essa perspectiva, o narrador tem liberdade para contar a história de um ponto de vista específico e, assim, descrever pensamentos e sentimentos do personagem. Por exemplo: "Carla ligou a luz do banheiro.