Os polímeros naturais são todos aqueles encontrados na natureza. Entre os principais exemplos estão a borracha, os polissacarídeos, o amido, o glicogênio e as proteínas.
Os polímeros naturais ou biopolímeros são os que ocorrem na natureza. São exemplos de polímeros naturais, a borracha, os polissacarídeos (amido, celulose e glicogênio) e as proteínas. Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo.
Principais Aplicações: Homopolímero: embalagens, películas de embalagens de alimentos, embalagens de ráfia e industriais e sacolas. Medicina: próteses, material hospitalar esterilizável e seringas descartáveis. Copolímero: brinquedos, potes conservadores, caixas de uso industrial, garrafas, tampas e películas.
Itens do dia a dia feitos de plástico: você precisa mesmo deles?
7 produtos feitos a partir do lixo reciclado
Como você pode colaborar com a reciclagem de lixo
É a recuperação da energia contida nos plásticos através de processos térmicos. A reciclagem energética distingue-se da incineração por utilizar os resíduos plásticos como combustível na geração de energia elétrica. Já a simples incineração não reaproveita a energia dos materiais.
O curso de reciclagem do DETRAN é formado por 4 módulos, os quais resultam em 30 horas-aula ao todo. Dessa carga horária, 4 horas são destinadas aos primeiros socorros, 6 horas ao relacionamento interpessoal, 8 horas à direção defensiva e, para completar, o curso conta com 12 horas de legislação de trânsito.
As aulas podem ser feitas nas autoescolas na modalidade a distância ou presencial. Há noções de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e relacionamento interpessoal. Na capital, os preços do curso de reciclagem variam de R$ 200 a R$ 300.