O iogurte é produzido a partir de um processo de fermentação do leite. Este processo ocorre em ambiente aquecido. As bactérias se alimentam da lactose (tipo de açúcar) presente no leite, eliminando ácido lático e transformando o leite em iogurte. Elas vão se reproduzindo e formando mais iogurte.
O iogurte é um alimento produzido pela fermentação do leite, geralmente de vaca, com o emprego de bactérias lácticas (fermentos lácticos específicos. A atuação das bactérias lácticas sobre a lactose (açúcar do leite) produz, entre outras substâncias, o ácido láctico, o qual por sua vez, "coalha" o leite.
Aquecer o leite até uma temperatura de aproximadamente 40° (temperatura em que não se tenha mais condições de colocar na panela de leite o dedo LIMPO e permanecer por mais de 3 segundos). Após o aquecimento, colocar o leite em vasilhas apropriadas e, em cada uma delas, inserir o iogurte (ou lactobacilos).
Uma vez que o leite é resfriado a 37ºC, ele está pronto para o processo que, para muitos, define um iogurte: a fermentação. ... Conforme elas aumentam, elas transformam a lactose em ácido láctico, diminuindo o pH do leite. As proteínas presentes começam a notar a diferença e seus grumos começam a se soltar.
A lactose (o açúcar do leite) é transformada em ácido láctico, que será o agente da coagulação do leite. São usadas duas bactérias para a transformação da lactose em ácido lático: Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. A fermentação ocorre a uma temperatura de 42 a 43º C durante aproximadamente 4 horas.
Adicione um pouco de leite morno no “yogurte inicial” misture bem. Adicione esta mistura ao leite morno e misture bem até que todo o iogurte inicial esteja misturado no litro de leite morno. PASSO 5 Coloque o leite probiótico numa vasilha e coloque a vasilha dentro da panela de água quente.
kefir
4 alimentos que são probióticos
Exemplos de alimentos onde encontra-se probióticos: ⠀
Leite fermentado: contém lactobacilos em sua composição (tipo Yakult e Actimel). Kefir: bebida fermentada com até 15 tipos diferentes de lactobacilos. Queijo e coalhada: aqueles que são enriquecidos com probióticos (confira no rótulo). Missô: pasta fermentada de soja bastante usada na culinária japonesa.