EQST

Como Complementar MEI?

Como complementar MEI?

Para efetuar essa complementação é simples, basta adquirir uma GPS – Guia da Previdência Social, que é aquele carnê de pagamento laranja do INSS, que pode ser encontrada na internet ou comprar em qualquer papelaria.

Sou Mei posso recolher INSS complementar?

Se quiser garantir uma aposentadoria melhor, o MEI pode complementar o pagamento ao INSS com uma contribuição adicional de 15% do valor do salário mínimo, paga por meio de uma Guia Complementar de Recolhimento, com o código 1910.

Sou Mei posso me aposentar por tempo de contribuição?

O MEI tem direito à aposentadoria? ... O microempreendedor individual tem o direito a se aposentar, bastando pagar mensalmente a guia DAS, respeitando o tempo mínimo de contribuição de 180 meses. Dessa forma, o MEI terá o direito ao benefício quando tiver a idade correspondente, de acordo com o gênero.

Quem tem MEI pode aposentar?

Tipos de Aposentadoria O MEI que recolhe 5% sobre o salário mínimo tem direito à Aposentadoria por Idade e será analisado quando tiveram início às contribuições para o INSS, sejam elas trabalhando como Microempreendedor ou em outras atividades.

Sou Mei tenho direito ao auxílio do governo?

Os microempreendedores individuais estão contemplados nessa nova rodada? Sim, os beneficiários desta nova rodada são aqueles já contemplados pelos auxílios emergenciais instituídos pela Lei nº e Medida Provisória nº 1.

Quem paga o MEI tem direito ao INSS?

Quem tem MEI tem direito ao INSS, isso significa que o MEI está garantindo para sua família o auxílio reclusão e a pensão por morte. Esses benefícios têm duração que pode variar dependendo da idade do beneficiário, que pode ter no máximo 21 anos de idade – menos em casos de invalidez ou deficiência.

Sou Mei tenho direito a auxílio-doença?

O MEI está enquadrado como contribuinte individual da Previdência Social. Através do pagamento dessa guia que é mensal o MEI automaticamente já passa a ter direito ao auxílio-doença caso o mesmo esteja incapacitado, seja por doença ou acidente.

Quanto tempo de contribuição do MEI para auxílio-doença?

Falamos acima sobre os critérios para receber o benefício, então, saiba que é necessário ter feito pelo menos 12 contribuições a partir do pagamento da primeira guia DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional, onde consta o recolhimento que é feito ao INSS.

Qual a carência para auxílio maternidade do MEI?

10 meses

Sou Mei tenho direito ao auxílio maternidade?

As funcionárias contratadas pelo MEI também têm direito ao recebimento do salário maternidade. Para isso, é preciso que as funcionárias façam a solicitação diretamente no INSS, seguindo a mesma regra para empregadas domésticas e avulsas. O período da licença e das contribuições permanece o mesmo para as colaboradoras.

Quem recebe auxílio emergencial pode receber auxílio maternidade?

Pois é. A Lei (MP 937/2020) diz que a pessoa que recebe o Salário Maternidade não terá direito à percepção do Auxílio Emergencial de seiscentos reais promovido pelo Governo Federal. Isto porque, não é permitida a cumulação de dois benefícios.

Quem paga o salário maternidade da empregada do MEI?

Sendo assim, o custo total da contratação de um empregado pelo MEI é de 11% sobre o valor total da folha de salários (3% de INSS mais 8% de FGTS). A tabela de contribuição mensal pode ser consultada no site da Previdência. O INSS pagará diretamente o salário-maternidade à funcionária do MEI.

Como faço para ter direito ao auxílio maternidade?

Às contribuintes individuais, facultativas ou desempregadas, é necessário comprovar 10 meses de contribuição ao INSS para ter direito ao salário-maternidade.

Quantos meses preciso contribuir para ter direito ao auxílio maternidade?

10 meses

Quem tem filho menor de 5 anos tem direito a salário maternidade?

Mães assalariadas que foram demitidas por justa causa ou pediram demissão, têm direito a receber o salário-maternidade. Se você têm filho com menos de 5 anos, trabalhou registrada antes da criança nascer e estava desempregada na data do parto, têm direito a receber valores de até R$ 3.

Quanto custa para manter um funcionário com carteira assinada?

De acordo com a lei, o funcionário deve arcar com 6% do valor sobre seu salário e o restante é pago pela empresa. Quanto menor o salário do funcionário, mais elevado é esse custo com transporte para a empresa.

Quais os encargos para registrar um funcionário no MEI?

Sendo assim, o custo total da contratação de um empregado pelo MEI é de 11% sobre o valor total da folha de salários (3% de INSS mais 8% de FGTS).

Como o MEI pode assinar carteira de funcionário?

Como fazer a contratação

  • Carteira de identidade.
  • CPF.
  • Cartão PIS (Programa de Integração Social)
  • Carteira de trabalho e previdência social (CTPS)
  • Certificado militar (para maiores de 18 anos)
  • Certidão de nascimento e casamento.
  • Declaração de dependentes (caso existam) para o Imposto de Renda.
  • Atestado médico para admissão.