A arte aplicada termo realismo em geral expressa o que se comunica (uma pintura, uma escultura ou uma narrativa literária) corresponde à verdade de algo. Portanto, o conceito de realismo indica que descreveu é uma aproximação fiel à realidade.
Embora a idéia de realismo pictórico é aplicável a várias fases da história da arte na década de 1840 na França, verificou-se um movimento que é conhecido como realismo. Os historiadores da arte acreditam que esta tendência começou a expressar sua oposição aos ideais da pintura romântica atual anterior. Isto implica que o artista não é inspirada por sonhos ou evocações históricas imaginários, mas a sua inspiração é a realidade como ela é.
No “Enterro de Ornans” G. Courbet a cena de um enterro no contexto rural e este trabalho representa o tema popular é introduzido. No trabalho intitulado “pedreiros” do mesmo artista capta o mundo dos trabalhadores, uma situação que nos lembra o surgimento de movimentos trabalhistas típicas da época e os ideais do socialismo.
Em “O Angelus” por J. F Millet que retratava um casal de agricultores que decidam por alguns minutos e dizer uma oração com este trabalho os valores tradicionais das zonas rurais, especialmente a dignidade da vida camponesa comunicar. Em “The Gleaners” do mesmo artista descreve três mulheres que trabalham em trabalhos agrícolas e nele a atmosfera quente de verão é transmitida.
As obras de Courbet ou Millet descrever cenas cotidianas de pessoas humildes e situações de miséria e exploração. As imagens de suas criações são um reflexo do que eles viam ao seu redor.
Alguns pintores mexicanos do século XX ter sido eminentemente realista em algum estágio de sua atividade criadora. Entre eles, podemos apontar Diego Rivera e Frida Kahlo. O realismo de Diego Rivera é destaque em seus murais com temas sociais ( “peão Libertação” e “Sugarcane” são dois exemplos representativos).
Frida Kahlo se considerava um artista realista e esta dimensão é evidente em obras como “Auto-Retrato em um vestido de veludo” ou “Frida e Diego” (o nome de Diego refere-se precisamente a Diego Rivera, que durante anos foi o companheiro sentimental Frida Kahlo).