EQST

Dianoia?

Dianoia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Para os gregos, que começou a ocidental filosófica dianoia tradição a palavra era sinônimo de pensamento ou intelecto. No entanto, não é qualquer pensamento, mas uma forma particular de raciocínio, raciocínio discursivo.

Dianoia e noesis

Os filósofos gregos, especialmente Platão, basearam as suas propostas sobre a racionalidade. No entanto, eles entendem que não há uma única maneira de entender o porquê. Então, quando pensamos que somos argumentativamente à razão dianoético, que se opõe à razão noética. Assim, dianoia e noésis duas abordagens da razão. No primeiro caso, é um processo intelectual discursiva e o segundo de intuições intelectuais.

Dianoia em Platão e Aristóteles

Por exemplo, em um discurso moral que seria no plano da dianoia, enquanto as ideias universais ou inteligíveis são baseados no noesis. También afirma que la dianoia supone un nivel intermedio entre la opinión o doxa y la inteligencia. Si decimos que algo nos gusta estamos ante una opinión personal fundamentada en nuestra inclinación por algo. En cambio, para defender una tesis a favor de una propuesta necesitamos elaborar ideas con argumentos, un planteamiento más complejo y que sería propiamente la dianoia. En su grado más elevado, la razón es noética, pues alcanza el conocimiento de las ideas universales.

abordagem dianoia de Platão influenciado seu aluno Aristóteles, que também refletiu sobre a razão humana. Segundo Aristóteles, há uma hierarquia no pensamento e no topo é o que ele chama de inteligência suprema ou primeiro motor e em níveis mais baixos existem outros modos de raciocínio: científico, opinião e raciocínio discursivo ou dianoia.

A razão para os filósofos gregos

Dianoia a idéia em Platão e Aristóteles nos ajuda a lembrar que os filósofos gregos entendido que a razão humana é a ferramenta para alcançar o verdadeiro conhecimento. Então, se queremos discutir com discrição, pensar logicamente ou argumento fundamentado é necessário que baseamos nossas ideias sobre a racionalidade e não no pensamento mítico, superstição ou opiniões pessoais.

Este compromisso com a razão como o verdadeiro caminho para a verdade é a grande contribuição da filosofia grega. Para os filósofos gregos acho que foi uma questão racionalmente necessário porque caso contrário o homem está condenado a ignorância, a injustiça e da barbárie.