Estrutura Conceitual?

Estrutura conceitual? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O quadro termo é utilizado principalmente no domínio da investigação científica. Para quadro conceptual que significa a representação geral de todas as informações utilizadas no processo de pesquisa.

Seções diferentes em qualquer investigação

Para levar a cabo uma investigação sobre algo ordenada deve lidar com certos princípios. Primeiro, é parte da abordagem para o problema a ser abordado. Em seguida, o pesquisador deve apresentar sua hipótese de trabalho, ou seja, a sua proposta, a solução tem o objetivo de explicar o problema. A partir deste ponto, a metodologia (que pode ser baseado no método dedutivo, indutivo ou uma combinação dos mesmos) ocorre. Em seguida, um número de dados objectivos para suportar a hipótese de partida e os dados obtidos são testados (o tempo da hipótese) são tratadas.

Há outras seções que compõem este processo complexo: o uso da literatura, história do problema e os fundamentos teóricos (leis e teorias envolvidas no trabalho de investigação), bem como alguns resultados e conclusões finais. A estrutura conceitual torna-se uma representação gráfica normalmente visto como uma árvore ou esquema e fornece uma visão geral de um determinado estudo. Em outras palavras, é um guia trabalhando para compreender as seções de uma investigação e como eles se relacionam entre si.

Esclarecimento de alguns termos relacionados

Há uma série de termos semelhantes, como aqui analisados: Mapa teórica, quadro e mapa conceitual. Vale a pena tentar esclarecer estes termos, ele pode facilmente ser confundido.

Normalmente quadro conceptual e mapa conceitual são usados ​​como sinônimos. Se falamos de quadro teórico nos referimos ao paradigma científico que engloba um conjunto de leis e teorias gerais (por exemplo, a teoria da evolução é a estrutura teórica geral da maioria dos explicações científicas no campo da biologia). Quanto ao quadro, refere-se a todas as informações usadas por um pesquisador para conduzir sua investigação em uma determinada área.

O significado destes termos tão semelhantes uns aos outros é importante porque, sem uma definição aproximada de cada pesquisador não pode encomendar o conhecimento de uma maneira consistente. Em conclusão, o quadro conceptual prazo para a compreensão e colocar o objeto de estudo, como a moldura de um quadro é o que nos permite compreender uma imagem como um todo.