EQST

Gene Dominante?

Gene dominante? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Um gene dominante é aquele que expressa a sua informação está presente, mas uma forma diferente do gene no cromossomo homólogo. O gene dominante sempre determina as características físicas que mostram o indivíduo.

Genes conter todas as informações para criar um novo indivíduo

As características físicas que terão um indivíduo, animal ou vegetal, é o que é conhecido como fenótipo. No caso dos seres humanos, o fenótipo corresponde à cor da pele, a cor do cabelo, cor dos olhos, a altura, forma da orelha, nariz forma, etc. O fenótipo é como o indivíduo parece no exterior.

Genótipo é a constituição do indivíduo, do ponto de vista da genética, que corresponde a todas as informações encontradas no DNA e foi herdada de seus pais. Genótipo determina em grande parte o fenótipo, no entanto, ocasionalmente fenótipo expresso ou não de acordo com as características do ambiente.

Um exemplo disto corresponde à doença, uma filha de um ou ambos os pais pessoa diabética tem uma tendência hereditária a desenvolver a doença, no entanto, se você adotar um estilo de vida saudável, realiza atividade física regular, limitando sua ingestão de carboidratos e mantém o seu peso dentro dos limites normais não é propensos a desenvolver a doença, mesmo se você está predisposto a ele.

Genes dominantes e genes recessivos

A informação contida no DNA está organizado em cromossomas, estes, por sua vez contêm fragmentos de informação chamados genes específicos localizados em certos locais denominados cromossoma lócus, cada gene está relacionada com uma qualidade do indivíduo. Os genes localizados nos cromossomas sexuais X e Y transmitir características ligados ao sexo.

Quando os indivíduos são reproduzidas contribuir metade de sua informação genética para novo ser. Isso ocorre porque os cromossomos estão em pares. Durante a reprodução pares são separados para formar os gâmetas ou de células reprodutivas, que são os ovos e esperma. Após a separação de cromossomas eles estão localizados de modo aleatório, em que a informação genética é diferente entre estas células.

cromossomas, uma vez montados em pares de modo a formar o novo indivíduo, ocorre que pode ter informação diferente a partir de cada um dos pais na mesma característica. Tomemos por exemplo cor dos olhos, se você receber o gene para o pai azul e gene mãe para a cor marrom, acontecer que o gene dominante, que neste caso é olhos castanhos será expressa. Do ponto de vista do fenótipo do novo terá olhos castanhos, mas seu genótipo tem informações para olhos castanhos e olhos azuis.

Assim, quando dois genes para a mesma informação será uma que irá cobrir a capacidade de outro e expresso, é o gene dominante. O gene está escondido é chamado gene recessivo. Quando dois genes idênticos herdado é fala de uma constituição homozigoto, o qual pode ser dominante se dois genes dominantes ou recessivas herdado se dois genes recessivos são herdadas, no caso em que dois genes distintos, um dominante e um recessivo ser herdado, ocorre a constituição heterozigoto. Para um indivíduo expressa uma característica recessiva é obrigado a ter uma composição genética recessiva homozigica.

No caso de genes localizados no cromossomo X, eles vão ser sempre expresso em homens, pois contém um único cromossomo deste tipo. Isso explica por que doenças hereditárias como a hemofilia e daltonismo são mais comuns em homens, é devido ao fato de que os genes que transmitem essas doenças estão localizados no cromossoma X