Num sentido geral, o conceito refere-se a biossintética reacções que ocorrem num organismo de tal modo que as moléculas mais simples ou moléculas tornam-se mais biomoléculas complexas. Para tornar isso possível uma transformação de energia é necessária. Assim biossíntese, anabolismo, também conhecido, é um processo pelo qual as células de um organismo investir energia recebida na construção de novas estruturas celulares.
Em termos muito simples, que poderia explicar a biossintética com um exemplo simples. Se uma pessoa uma tigela de arroz comido, parte da energia obtida será usada em atividades diárias (Andar, Falar, etc.), mas não gastar toda a energia armazenada, essa energia vai se concentrar em construir moléculas maiores e por esta razão, o excesso de energia armazenada na forma de alimentos faz com que o ganho de peso.
Continuando com o mesmo exemplo, quando come amido de arroz contendo torna-se moléculas de glicose, e estas moléculas são reservados glicose como de glicogénio no fígado, e este processo é a biossíntese.
Excesso de glicose na dieta torna-se ácidos graxos acumulam no fígado. Estes ácidos gordos gerar adipitos do tecido adiposo ou gordura são transformados e, simultaneamente, produzir triglicéridos que são ácidos gordos específicos.
Se considerarmos que a biossíntese e anabolismo são termos equivalentes, vale a pena lembrar a idéia principal do processo anabólico que ocorre entre aqueles que praticam musculação. Os atletas que praticam esta disciplina são divididos em dois grupos: aqueles que desenvolvem o seu corpo naturalmente e de forma saudável e exercitar o corpo ou aqueles que usam anabolizantes comer.
Os esteróides anabólicos são substâncias sintéticas que alteram as hormonas sexuais masculinos, tais como a testosterona. Esses materiais permitem que os músculos para crescer além do normal. No entanto, o uso de esteróides anabolizantes tem consequências negativas para a saúde: o aparecimento de acne, aumento das mamas nos homens, problemas de fígado ou de ritmo cardíaco e problemas sexuais.