EQST

Prisma?

Prisma? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Prisma é um ponto de vista ou perspectiva. Em matemática, o prisma é uma figura geométrica sólida com faces planas e uma base poligonal sem curvas.

O termo prisma pode ser usado em diferentes áreas com diferentes explicações. Em geral, o primeiro e mais elementar sentido é aquele que tem a ver com a geometria. Para isso, é um poliedro (isto é, uma forma com faces planas, que são numerosas e com um volume interno finita). Como poliedro prisma tem várias faces planas, duas delas são iguais em termos de área e os dois restantes desproporcionada ou paralelogramos, essa figura geométrica é uma das formas mais interessantes.

O prisma também pode ser analisado do ponto, e isso é onde fica realmente interessante. Devido à sua forma irregular, tem a capacidade de absorver a luz que passa através dele para se decompor e refleti-la na forma de cores, as cores do arco-íris. estados ciência que a luz que passa através deste corpo, perde a sua velocidade inicial pelo que a sua direção ligeiramente alterado e também torna-se de cor. No mundo da óptica, há três tipos de prismas: (o mais comum) prismas reflexivos, polarizando prismas e prismas dispersivos. Cada um executa uma função diferente e são, portanto, utilizados para fins diferentes, não só para a ciência, mas também no cotidiano de qualquer um de nós (por exemplo prismas reflexivos estão presentes nos binóculos).

O prisma tem sido sempre um elemento de particular interesse para os seres humanos, especialmente no que diz respeito à capacidade de transformar luz em cores. A idéia do prisma que transforma a luz em um belo espectro de cores do arco-íris é quase imediatamente ligada a famosa capa do álbum ‘The Dark Side of The Moon’ da banda britânica Pink Floyd, com um reconhecível desenho de um prisma e é considerado um dos melhores álbuns da história do rock.

Classificação de prismas

Os prismas são classificados de acordo com as características especiais de suas bases.

Número de lados das bases do prisma

O número de lados de um prisma determinará o nome do prisma. Por exemplo:

  • Um prisma triangular é aquele que tem uma base de três lados ou um triângulo como base
  • Um prisma retangular é aquele que tem uma base de quatro lados ou um retângulo como base
  • Um prisma pentagonal é aquele que tem uma base de cinco lados ou um pentágono como base

Desta forma, existem prismas hexagonais, heptagonais, octogonais, etc.

Prismas básicos regulares ou irregulares

Essa classificação determina uma base regular quando todos os seus lados têm o mesmo comprimento e são circunscritos a uma circunferência. Caso contrário, é considerado uma base irregular.

Prismas retos ou oblíquos

Um prisma reto é aquele cuja base é perpendicular aos eixos dos polígonos planos que compõem as faces do prisma. Um prisma oblíquo possui os eixos dos polígonos, que compõem as faces, unidos por uma linha oblíqua à sua base.

Prismas convexos e côncavos

Os prismas convexos possuem bases que são polígonos convexos, ou seja, possuem lados que tendem para fora. Os prismas côncavos, por outro lado, têm bases de polígonos côncavos que se curvam para dentro.