A energia é a capacidade de produzir algum tipo de trabalho ou colocar algo em movimento. Embora o termo pode ser definido a partir de uma ampla variedade de abordagens, a verdade é que manter algum tipo de conexão com a definição dada. A energia é um tema de grande relevância para a atividade humana, na medida em que permite o desenvolvimento da vida na Terra e sustenta a atividade econômica.
A fonte mais importante de energia para o homem é o sol. Isso ocorre porque a luz solar que as plantas podem, através de células especialmente projetado para essa tarefa, tendo energia e produzir sua própria produção de alimentos, resultando em oxigênio. E visto os fatos, legumes também constituem a fonte primária de energia da cadeia alimentar, na medida em que servem para alimentar os herbívoros, e de lá para todos os outros seres vivos, incluindo carniça. Com efeito, a energia fornecida pelo sol como luz (fotões ou energia da luz) é transformado por plantas em energia química armazenada em nutrientes. Esta energia é, por sua vez lançado como energia térmica para os animais.
Vale ressaltar que, para as atividades de produção de bens e serviços é também fontes importantes de demanda de energia. Que é por isso que a exploração dos recursos energéticos tem enorme importância estratégica porque ele é a base sobre a qual é operada em toda a economia. As principais fontes de energia a este respeito constitui hidrocarbonetos, que são compostos orgânicos que são formados por hidrogénio e carbono, bem como, gás natural e do petróleo são essenciais para a actividade humana desenvolve hoje. É interessante notar que esses produtos têm originado a partir de um processo lento e gradual, que teve como ponto de partida para os seres vivos, razão pela qual eles são conhecidos como “combustíveis fósseis.” Estritamente falando e recordando o parágrafo anterior, a energia contida nestes produtos não também teve origem no sol, mesmo milhares de anos atrás.
Um dos principais problemas atualmente aguardando sua solução é a necessidade de extrair energia a partir de novas fontes. Uma resposta oferecida a energia nuclear muito tempo, mas seu custo e acidentes perigosos associados agiu em detrimento desta possibilidade. Outras variantes para a energia pode ser o uso de energia eólica, marés, o calor da terra, os rios, etc. No caso de propulsão por circulação de ar, conhecido como a energia do vento, conhecida desde os tempos antigos sob o uso de moinhos com as mais variadas finalidades. Actualmente, é possível obter alíquotas de energia grandes deste recurso, embora seja limitado a zonas ventosas.