O KINESTESIA ou cinestésia é a ciência do movimento, abrange mais especificamente relacionadas com a percepção do movimento em relação ao meio ambiente.
Em um ponto que pode ser capaz de perceber onde estamos localizados, bem como a posição exata em qualquer lugar do corpo no espaço estar em repouso e durante o movimento.
Assim, para uma determinada actividade como um esporte, o atleta que executa uma ação, como um salto, é capaz de saber exatamente onde seus braços ou pernas e onde encaminhá-los para alcançar seu objetivo sem eles.
Este conhecimento decorre da interpretação da informação a partir de uma pluralidade de receptores de estruturas mais profundas, como músculos, tendões, articulações e até mesmo as vísceras segurando o cérebro. Esta informação cinestésica é muito importante para alcançar a coordenação eo equilíbrio tem movimentos.
Muitas vezes, é muitas vezes confundida com a propriocepção cinestésica. Conforme descrito KINESTESIA a palavra refere-se à localização espacial durante o movimento, ao passo que, quando falamos de propriocepção vez nos referimos ao conhecimento da localização do corpo como um todo e de cada uma de suas peças no espaço.
Propriocepção é obtido a partir da informação enviada continuamente para o cérebro de um número de complexos de receptores que são activados por estímulos, tais como a pressão, de cisalhamento, temperatura e ainda o grau de contracção de um músculo.
Uma maneira simples de entender o conceito de propriocepção é um exercício muito rápida, se fecharmos os olhos, somos capazes de transformar nossa mão a qualquer estrutura do corpo sem erros, embora não estamos vendo, isso é porque o nosso cérebro sabe exatamente onde ele está localizada e, portanto, instrui nossa mão para seguir o caminho que permite chegar.
Às vezes as pessoas que sofrem uma amputação são capazes de sentir, perceber e localizar no espaço do membro ausente como se ainda existisse, pode até ter dor nessas áreas.
Isto é porque as lesões nas terminações nervosas que estão localizadas no núcleo (extremidade do membro amputado) anómala enviar informações para o cérebro, causando isso para interpretar a estrutura que foi removido ainda está presente.
Esta desordem pode ser tratada alcançar seu completo desaparecimento.