EQST

Pneumologia?

Pneumologia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O pneumologia é um ramo da medicina que lida com o estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de várias doenças que afetam ambos os pulmões e do trato respiratório. O médico que detém a pneumologia é o médico pneumologista.

Principais condições que se enquadram na pneumologia

Distúrbios do trato respiratório. A traqueia e os brônquios são canais responsáveis ​​para permitir a passagem de ar entre os pulmões e vias aéreas superiores. Estas condutas são assento de distúrbios que podem comprometer a ventilação e, assim, afectar a oxigenação dos tecidos, estes incluem infecções, tais como traqueíte, bronquite aguda, bronquite crónica, fenómenos de hipersensibilidade, tais como a asma brônquica e tumores destas estruturas.

doenças pulmonares. O pulmão é um corpo duplo, tem uma consistência esponjosa desde o seu interior é formado por uma série de pequenas bolsas microscópicas cujas paredes contêm um grande número de capilares em contacto com o ar, permitindo desse modo que o dióxido de carbono passe sangue para os alvéolos e oxigénio a partir dos alvéolos para o sangue. Os pulmões são assento várias desordens incluem infecções, tais como pneumonia, o vazamento de líquido na pleura, é a membrana que cobre o exterior do pulmão, fibrose pulmonar, EBPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica), enfisema pulmonar e Cancer de pulmão.

Estudos complementares especialidade

Pacientes com distúrbios respiratórios muitas vezes têm sintomas como tosse, expectoração, falta de ar e dor no peito. Estes sintomas para o médico realizou uma avaliação clínica focada na observação, palpação, percussão e ausculta do tórax, em busca de sinais patológicos.

Muitas vezes é necessário complementar este estudos de avaliação para melhor visualizar a árvore brônquica e avaliar seu desempenho, estes estudos incluem:

radiografia de tórax.

Durante anos, este era o estudo por excelência para complementar a avaliação pulmonar, os estudos radiológicos para identificar lesões, tais como infecções de recolha de líquidos do produto, sinais de aprisionamento de ar que orientam a presença de asma brônquica, muda consistente com enfisema pulmonar e até mesmo lesões características de doenças tais como tuberculose e cancro do pulmão nódulo.

A tomografia de tórax.

A varredura é uma ferramenta de diagnóstico que fornece mais recentes aparência mais nítida imagens de tecidos moles com uma melhor definição destas estruturas e as várias lesões é alcançado. Também permite a visualização das estruturas localizadas ao nível do mediastino, que é o compartimento que se encontra entre os dois pulmões e pode ser assento linfa patológico.

Espirometria.

A espirometria é um teste para avaliar a função pulmonar, quando é alterado pode manifestar padrões restritivas ou obstrutivas, em que pede ao paciente para soprar um bocal ligado a um computador que grava no padrão de fluxo de ar numa gráfica qual deve ser interpretada.

Broncoscopia.

Este estudo consiste na introdução de uma fibra óptica para a via aérea para visualizar melhor também permite a realização de amostragem para as culturas e exames citológicos e procedimentos como biópsias transportar.

Image: iStock – gpointstudio / Eraxion