Do ponto de vista biológico a palavra hereditária refere-se às características de um ser vivo que pode ser passado para baixo de geração em geração, este constitui a área de estudo da genética.
Todas as informações de um ser vivo é codificado na sua ADN, um complexo de cadeia dupla molécula formada pela combinação de apenas quatro bases: timina, guanina, citosina e adenina. Dependendo de como estes se combinam para dar origem a sequências de códigos que determinam as características físicas, habilidades e doenças que têm esse indivíduo.
Cada sequência de ADN da porção para uma dada proteína é o que é conhecido como um gene, uma cadeia de ADN que contém um grande número de genes. Normalmente, o ADN é enrolada sobre si mesma sob a forma de cromossomas, que são estruturas que se encontram no núcleo das células, apenas quando a é levar a replicação de cromossomas processo desenrolar e ADN toma a forma cadeia para que ele possa ser copiado suas informações.
O ser humano tem um total de 46 cromossomas, dividido em 23 pares, um par dos quais está a par de que determina o sexo do indivíduo, existem dois tipos de cromossomas sexuais X e cromossoma Y cromossoma em fêmeas ambos os cromossomas sexuais eles são do tipo X, enquanto o cromossoma X macho e existe um cromossoma Y
Durante esta cópia erros podem ocorrer, o que em última instância pode levar a genes que afectam dando assim origem a uma mutação. A alteração na informação de um gene defeituoso afecta a síntese da proteína, tornando-a anormal ou insuficiente, resultando como uma doença, isto é o que acontece em algumas doenças, distúrbios de crescimento hemofilia ou metabólicas, tais como a acondroplasia (nanismo).
Algumas doenças genéticas não são herdadas, mas a grande maioria se eles são. Tal é o caso de informações que causa doenças, tais como hipertensão, diabetes, artrite e cancro manifesta, esta informação à prole é transmitido aumentando a probabilidade de desenvolver estas condições, no entanto, para estas alterações são expressas está precisam acontecer algumas condições ambientais que favorecem a expressão. No caso da diabetes uma pessoa tem parentes com diabetes estão predispostos a desenvolver a doença, no entanto, se você tem um estilo de vida saudável, não comer açúcar, você se exercita, manutenção do peso e leva uma vida tranquila, provavelmente, não vai se tornar diabético .
Existem doenças que são transmitidas pelos chamados genes autossómicas são cromossomas que não são relacionados com o sexo, os outros fazê-lo através de cromossomas sexuais tais como hemofilia e cegueira cor que está ligada ao cromossoma X, a última eles têm padrões mais previsíveis de envolvimento nas gerações futuras e explicar o fato de que, por exemplo no caso de mulheres hemofilia podem sofrer ou ser portadores sem sintomas, enquanto os homens que têm esta mutação sempre desenvolver a doença.