O comportamento humano baseado sua justiça na realização do bem. Deste ponto de vista, uma madura e responsável por suas próprias ações pessoa tem a capacidade de diferenciar entre o que é certo, isto é, entre o certo eo que é errado nível ético ou ruim. No entanto, a mente humana é tão complexa que uma pessoa pode também cometer atos que são explicados em uma determinada doença. Identificar um nível médico de um transtorno lança luz sobre o entendimento de uma atitude particular.
Este é o caso, por exemplo, no caso da piromania um distúrbio comportamental ou doença psicológica. A pessoa que sofre deste distúrbio tem sérias dificuldades para dominar seus impulsos porque o sujeito se sente dominado por essas forças instintivas. A pessoa que sofre é chamada a piromania piromaníaco como indicado pelo próprio termo, a desordem refere-se ao interesse em produzir e observar o fogo.
Mais especificamente, um exemplo prático de um comportamento piromaníaco que é típico de um incendiário que premeditado provocar um incêndio em uma área particular. Um ato que é prejudicial para as consequências negativas que ocorrem na natureza ou nível de bens materiais, no entanto, o incendiário experimentar uma sensação de liberdade e prazer, causando fogo e testemunha. Algo que vai contra a lógica do senso comum.
No entanto, a piromania é uma doença mental, portanto, são profissionais de psicologia e psiquiatria que devem fazer um diagnóstico adequado do paciente com o objectivo de estabelecer um caso de monitoramento.
Não deve ser o de estabelecer uma relação de causa e efeito entre a piromania e atitude de todos aqueles que queimar uma floresta por exemplo. Nem todos os casos são causados por esta doença. Quem sofre de piromania mostra uma tendência particularmente agudo para queimar espaços abertos e vegetação.
Psicologicamente, é importante para apontar para fora que quanto mais cedo a doença é diagnosticada mais eficaz é a busca de um tratamento, caso contrário, o problema é agravado. Além disso, também é importante notar que os incendiários também pode experimentar sentimentos de culpa por suas ações, portanto, às vezes anonimamente alertam que causou o incêndio, a fim de ser capaz de desligá-lo.