Como fazer recursos de provas discursivas (5 dicas práticas)
Você precisa fazer essa fase de acordo com as regras do edital. Vá no edital e veja os critérios para seu pedido ser aceito. Faça-o no formato que pedirem, no prazo correto, e coloque o que precisa ser colocado. Dessa maneira, será mais fácil de seu recurso ser aceito pela banca organizadora.
O candidato deve ser claro, conciso e direto em seu recurso, pois a banca possuirá centenas de recursos para analisar. Nesse sentido, faça citações de doutrina e jurisprudência de forma objetiva.
No nosso sistema atual, são eles os recursos: especial, extraordinário e embargos de declaração. ... São os recursos de fundamentação livre: a apelação, o agravo, os embargos infringentes, o recurso ordinário e os embargos de divergência.
Exemplo: em uma questão para marcar “certo ou errado”, no gabarito preliminar a resposta era “errado”, mas após o recurso foi alterado para “certo”. Assim, todos que marcaram “certo” ganharão mais um ponto, mesmo aqueles que não recorreram. Ao mesmo tempo, aqueles que marcaram “errado” perderão o ponto.
Exemplo: o candidato acertou 40 questões e cada questão vale 2 pontos, mas uma questão que ele havia errado foi anulada. Assim, ao invés de 80 pontos, o candidato terá 82 pontos, sendo mais vantajoso para ele. Nesse caso, é feita uma regra de três para redistribuir os pontos das questões que permanecem válidas.
Inep anula duas questões do Enem 2020
Siga as etapas:
Ao final da inscrição no Enem uma mensagem deve aparecer no topo da tela. O texto “Inscrição concluída com sucesso”, em letras verdes, indica que o estudante conseguiu isenção no exame e, por isso, não precisa pagar a taxa.