Numa segunda-feira, coloque um papel com o nome do inimigo em cima de uma folha de comigo-ninguém-pode e enrole como um canudo. Depois, amarre uma fita dando sete nós pedindo ao senhor Ogum e ao senhor Zé Pelintra para esfriar e quebrar a força do inimigo.
Quem se diz filho de Zé Pelintra é uma forma de expressar que tem uma devoção e identificação muito forte com essa entidade. É comum também alguns umbandistas se dizerem filhos dessa entidade porque é ela quem rege a sua mediunidade, daí criam um laço afetivo e espiritual intenso.
A Mariana de 16 anos ficou envergonhada. Quem incorpora Zé Pelintra na CDO é o Cristian, que chamam de Cris, pai de santo do terreiro. ... Quem nos recebe é Lígia, capitã do terreiro — espécie de auxiliar do pai de santo.
Os malandros são os grandes professores da Gira. ... Os malandros atuam na vibração da força de Ogum – pois são entidades da estrada – e também aparecem sob a regência de Exú na esquerda – como o famoso Zé Pilintra. Eles ainda podem se apresentar na cura, regidos por Oxalá, onde aparecem sem chapéu e com fitinha branca.
Há vários nomes conhecidos dos malandros na umbanda, como Zé Malandro, Zé do Coco, Zé da Luz, Zé de Légua, Zé Moreno, Zé Pereira, Zé Pretinho, Malandrinho, Camisa Listrada.
Senhor dos caminhos e das encruzilhadas, mensageiro dos orixás, Exu é o dono da rua. Vale lembrar que a encruzilhada tem uma importância simbólica universal, representando o centro e o lugar de passagem entre os mundos dos homens e dos deuses.