O SOL É UMA ESTRELA E POSSUI LUZ PRÓPRIA. ELE FORNECE LUZ E CALOR A TODOS OS ASTROS DO SISTEMA, INCLUSIVE A TERRA. OS SATÉLITES SÃO ASTROS QUE GUIAM EM TORNO DAS ESTRELAS. A LUA É O SATÉLITE DA TERRA.
No céu noturno, vemos o brilho de estrelas distantes, da Lua e, eventualmente, de alguns planetas vizinhos. Já durante o dia, somos iluminados pela luz intensa de uma única estrela, que fica próxima de nós — o Sol. Mas nem tudo o que brilha no céu gera a própria luz.
A Lua é um astro iluminado que reflete a luz do Sol, um astro luminoso. A Lua é o único satélite natural da Terra e pode ser vista durante o dia em alguns períodos do mês.
São exemplos de corpos luminosos: o Sol, a chama de uma vela, ou até mesmo qualquer corpo aquecido até certa temperatura pode se tornar luminoso. São os corpos que não possuem a capacidade de emitir luz própria. Os corpos iluminados apenas refletem a luz que recebem.
Os planetas só brilham devido à luz solar que refletem. Se um planeta vai ser visível ou não depende da posição dele em relação ao Sol. Podemos ver até cinco planetas sem telescópio: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. ... Urano e Netuno só podem ser vistos através de possantes telescópios.
Podemos ver alguns planetas brilhando como estrelas à noite porque eles estão sendo iluminados pelo Sol. ... Júpiter e Saturno também são planetas visíveis a olho nu.
Mais afastados, os quatro gigantes gasosos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são os componentes de maior massa do sistema logo após o próprio Sol....Sistema Solar.
Marte
Pelas definições da UAI, há oito planetas no Sistema Solar: em ordem crescente de distância do Sol, são os quatro planetas telúricos Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, e depois os quatro gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Lista
Urano tem um complexo sistema de anéis planetários, que foi o segundo a ser descoberto no Sistema Solar após os de Saturno.
Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar. Vênus, também conhecido como Estrela Dalva, é o segundo planeta em relação ao Sol, estando, aproximadamente, a km de distância.
O primeiro planeta extra-solar definitivo descoberto ao redor de uma estrela da sequência principal (51 Pegasi) foi anunciado em 6 de Outubro de 1995 por Michel Mayor e Didier Queloz da Universidade de Genebra.
Século XIX. Giuseppe Piazzi. Ele anunciou pela primeira vez sua descoberta em 24 de janeiro de 1801, em cartas a colegas astrônomos.
A humanidade desconhecia a existência de planetas em outros sistemas estelares até 1992, quando os astrônomos Aleksander Wolszczan e Dale Frail descobriram dois orbitando uma pulsar 2.
Se hoje olhamos para o céu e sabemos que as estrelas, entre elas o Sol, são compostas principalmente de hidrogênio e hélio, é graças à astrônoma Cecilia Payne-Gaposchkin.
O Sol é considerado uma estrela de médio para pequeno porte, sendo até chamado de estrela anã. Ele é formado basicamente por gases incandescentes, originados a partir do processo de fusão nuclear em seu núcleo, sendo composto por 80% de hidrogênio, 18% por hélio e 2% de metais.