Neste artigo, explicamos o que é o Plano de Desenvolvimento Individual e a sua importância na gestão dos Recursos Humanos de uma empresa. Veja o passo a passo de como desenvolver um PDI e baixe um modelo personalizável pronto para uso.
Sabemos que em mundo em constante mudança, a verdadeira vantagem competitiva das empresas se dá pela capacidade de inovar. Para tornar isso possível, o colaborador deve ter a oportunidade de ser o mais versátil possível. Assim, ele é capaz de ampliar seus conhecimentos e expandir seu potencial.
Como resultado, visualizando o valor desse programa os ganhos virão naturalmente, pois o empregado terá o aumento do foco, motivação, energia e produtividade para o serviço, para que ele consiga chegar onde deseja.
O papel e o envolvimento das lideranças da empresa são essenciais . Cabe lembrar a função de destaque dos gestores na concretização do plano, normalmente a partir de diagnósticos e feedbacks frequentes e construtivos.
Com a finalidade de contribuir para o progresso da carreira profissional, deve contemplar tanto as necessidades da empresa quanto as ambições do profissional. Dessa forma, atuará no aprimoramento das soft skills e hard skills, e tanto a empresa como o colaborador saem ganhando.
Ao elaborar um PDI, líderes e liderados criam conjuntamente estratégias para desenvolvimento pessoal. Ou seja, é uma oportunidade para criar vínculos e gerar maior aproximação entre ambos.
O ideal é ter um cronograma bem definido. Além das ações propostas, defina para uma data cumpri-las. E assim como as metas estabelecidas devem ser alcançáveis, os prazos também.
Puxando o gancho do planejamento com datas e orçamentos, reforçamos a necessidade de planejar as estratégias de modo geral — incluindo o que se espera da empresa e do próprio colaborador. Afinal, ele também precisa se comprometer e assumir responsabilidades para que os objetivos sejam atingidos.
Esse artigo foi importante para você? Então, compartilhe em suas redes sociais. Assim, seus amigos também vão poder entender os benefícios que o PDI traz para os profissionais e empresas.
Além disso, todo planejamento requer disciplina e autocontrole para ser executado da melhor maneira possível. Assim, procure sempre seguir as definições e estratégias que foram definidas.
Não existe um exemplo de plano de desenvolvimento individual que seja completo e tampouco regras que devem ser seguidas. Isso porque as metas e expectativas de cada pessoa variam consideravelmente. No entanto, algumas dicas básicas podem ser consideradas. A seguir, apresentamos uma série de recomendações para criar um PDI efetivo.
Para quem deseja alcançar novos planos de carreira, aplicar o método PDI pode ser uma ótima solução, visto que ele ajuda a conquistar os melhores resultados com o desenvolvimento profissional e pessoal, sem deixar as boas práticas de objetivos, prazos e avaliação de desempenho.
Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.
Em diferentes teorias sobre a aprendizagem, defende-se que o input (ou seja, a absorção de conhecimento) deve estar relacionado ao output (a produção a partir do conhecimento). Por isso, tente sempre garantir que está colocando em prática aquilo que foi aprendido.
Para aplicar o PDI de forma mais eficiente, vale a pena usar ferramentas que permitem definir o melhor caminho a ser seguido. Um desses instrumentos é o 5W2H, que traz perguntas e respostas que auxiliam a obtenção de um planejamento bem direcionado e estratégico. Desse modo, os critérios propostos pelo profissional para condução do autodesenvolvimento estará mais bem estabelecido.
Durante a leitura deste artigo, certamente você notou que a palavra “motivação” foi utilizada mais de uma vez. Realmente, o engajamento dos colaboradores promovido pela adoção do Plano de Desenvolvimento Individual merece destaque.
Uma outra forma de analisar se realmente pode absorver o conhecimento necessário no seu PDI é marcar uma conversa com a sua equipe e compartilhar quais foram os seus aprendizados no processo. Dessa forma, além de testar se realmente fixou os temas estudados, também ajudará as pessoas ao seu redor a crescer também.
O primeiro passo para fazer um PDI é analisar o cenário no qual o colaborador se encontra. É preciso entender qual é o seu nível de desempenho e o que ele busca para a sua carreira.
Para evitar adiar o plano e manter o foco, é preciso definir um cronograma com datas e ações possíveis de executar. Neste caso, para conseguir uma determinada meta, é necessário separar uma atividade e estabelecer um prazo razoável. Evite estipular um cronograma com prazos apertados, pois caso não sejam cumpridos vai gerar frustração.
Como fazer um PDI?
O Plano de Desenvolvimento Individual deve atender tanto aos interesses da empresa, como também os anseios profissionais e pessoais do colaborador. O PDI é um pilar fundamental para o sistema de liderança de uma empresa, pois esse processo auxilia no fortalecimento do potencial de cada talento de maneira plena.
Um plano de desenvolvimento individual (PDI) nada mais é do que um roteiro que tem o intuito de estimular e monitorar o processo de evolução de um colaborador como profissional e indivíduo, focando em um objetivo específico. Originalmente os PDIs eram criados pelos colaboradores em um processo individual.
O Plano de Desenvolvimento Pessoal é um plano de ação projetado para aprimorar competências e habilidades. É desenvolvido para planejamento de carreira, gerenciamento de desempenho ou outros propósitos gerais de autoaperfeiçoamento.
O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho. ... Com base nestas informações e com as metas profissionais definidas, o colaborador saberá exatamente qual caminho trilhar e o que deverá fazer para alcançar seus objetivos.
Ao falar sobre seu ponto a ser melhorado e o que tem feito para aperfeiçoá-lo, em alguns casos, você pode citar também exemplos de como teve dificuldades e as superou. Mas atenha-se a isso. Dessa maneira você evita que esse “desvio” seja visto como uma falha recorrente em sua atuação profissional.
Como descobrir meus pontos fortes?