Significado de Dólar substantivo masculino Dinheiro usado para transações monetárias nos Estados Unidos, ou em outros países, simbolizada por $. Cédula ou moedas que representam esse dinheiro.
O significado desta expressão é preferir algo estrangeiro, por exemplo, o dólar, que é muito mais valorizado do que nossa moeda brasileira.
A moeda foi chamada de joachimsthaler, termo que depois foi encurtado para thaler, palavra que se espalhou então pelo mundo. Foi a variação holandesa, o daler, que atravessou o Atlântico nos bolsos e na ponta da língua dos primeiros migrantes - e ainda hoje ecoa na pronúncia inglesa da palavra dólar.
A desvalorização — além da maior demanda internacional, que tende a elevar os preços — tende a aumentar a receita em reais de quem vende para fora. Assim, o produtor às vezes prefere exportar do que vender no mercado interno.
Por isso, a explicação mais simples para a variação do dólar – diária e ao longo do dia – é justamente a oferta e demanda do mercado. Ou seja: quando sobra dólar no mercado, a cotação fica mais baixa. Quando tem mais gente comprando dólar, a cotação sobe.
A valorização do dólar torna exportação de nossos produtos mais barata, o que aumenta a exportação de produtos de empresas nacionais e em consequência contribuem para a economia nacional. O lado negativo é que o preço desses produtos nacionais podem aumentar proporcionalmente para os brasileiros.
Dólar alto e o risco de alta da inflação É imprevisível cravar quanto tempo o dólar acima dos 5 reais vai durar, porque a escalada da moeda americana responde a uma série de fatores internos e externos. Mas, um sinal de alerta que aparece é o risco de alta da inflação.
De quem é a “culpa” pela alta do dólar. Uma frase conhecida da economia brasileira diz que Deus inventou o câmbio para humilhar os economistas. Quem disse isso foi o economista Edmar Bacha, que integrou a equipe criadora do plano Real.
A alta no dólar consiste no aumento do preço do dólar frente ao real. Dessa forma, o preço do dólar em reais, ou seja, sua a cotação, é definida pela relação de oferta e demanda entre a moeda americana e a brasileira. Dessa forma, quando há uma maior procura de dólares no Brasil, há uma alta no dólar.
Para entender como o sobe-e-desce do dólar influencia a economia, a lógica é simples: ganha mais quem recebe pagamentos em dólar, e perde quem tem custos comprometidos atrelados à moeda americana.
O dólar alto também influencia na bolsa de valores favorecendo investimentos externos no país. ... Já o dólar baixo significa estabilidade na economia, pois os favorecidos são os importadores, que compram mercadorias em dólar para revender em real, obtendo um lucro maior.