As mini bikes são desenvolvidas para serem usadas não, somente, para emagrecer, mas também para fortalecimento. A prática com o equipamento pode ser feita com os pés para fortalecimento dos músculos inferiores e com as mãos para fortalecer os músculos superiores.
Enrijece a musculatura das pernas e dos glúteos Não são só as pernas que se beneficiam com esses exercícios. Os glúteos também agradecem. Na prática da pedalada, glúteos e pernas são os músculos mais afetados.
Ajuda a emagrecer Este é um excelente exercício cardiovascular que permite queimar até 260 calorias em apenas 30 minutos, sendo um importante aliado para quem está tentando emagrecer ou eliminar alguma gordura localizada.
Para quem procura uma vida saudável, melhorando o funcionamento cardiovascular, a bicicleta ergométrica também vem sendo uma boa opção. Basta 30 minutos por dia, cinco vezes na semana, que é possível dizer que estará prolongando à sua vida.
Benefícios da bicicleta ergométrica
Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra. Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos.
Alterne a intensidade dos treinos Em alguns dias da semana, inclua treinos curtos e intensos. Por exemplo, pedalar 20 minutos na melhor velocidade que conseguir, com carga média. Em outros, faça treinos longos e moderados. Uma opção é pedalar por mais de 50 minutos, com intensidade mais baixa.
O ideal, de acordo com especialistas, é começar a pedalar devagar nas primeiras semanas e, a partir da segunda semana, aumentar a carga gradativamente. A variação do ritmo e da carga é que vão deixar a malhação mais eficiente: começar devagar, depois aumentar o ritmo, descer novamente e depois dar um pique rápido.
Pedalar três vezes por semana pode fazer uma pessoa perder quase 1,5 kg | Jornal Hoje | G1. Para uma pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos, pedalar durante uma hora ao ar livre, passeando, pode queima entre 180 e 210 calorias.
Se comparada com a bicicleta, podemos dizer que a caminhada requer menos esforço físico. Assim, sua queima calórica é menor do que andar de bicicleta. Embora, a caminhada seja uma atividade com menos gasto calórico se comparado a bicicleta, é uma ótima atividade para quem está deixando a vida sedentária.
Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima de calorias em seu corpo será mais rápida. Isso evita o acúmulo de gordura no organismo. Mesmo que você pedale por apenas meia-hora por semana, certamente irá baixar números na balança!
Para usufruir do esporte como método de condicionamento físico, pedale mais de 20 minutos por dia, e para perder calorias o tempo deve ultrapassar os 40 minutos diários. Ainda é possível pedalar sem sair de casa, basta usar as bicicletas ergométricas. Os benefícios são os mesmos.
Mas, a que ritmo andar para realmente começar a perder peso? Aqui também existem números cientificamente testados: entre 4,8 e 6,4 km/h. Caminhando nessa velocidade durante os 45 minutos recomendados todos os dias, é possível perder diariamente de 74 a 88 calorias, para mulheres, e de 88 a 124 calorias, se for homem.
Ou seja, você precisa de quase nove horas de caminhada para perder 1 quilo. A maneira mais saudável de perder peso não é de uma vez só, mas aos poucos. Ou seja, algo em torno de 400 gramas por semana. Isso equivale a 500 calorias por dia – que é o mesmo que andar 8 km diariamente.