O termo bócio utilizado para referir o aumento no volume da parte da frente do pescoço, devido ao aumento do tamanho da glândula da tiróide.
Normalmente esta glândula não é visível e muitas vezes não é possível localizar o pescoço pelo sentimento, no caso de pessoas muito finas é mais fácil identificar especialmente quando a cabeça está inclinada para trás.
O crescimento da glândula tireóide pode ser devido a várias causas, especialmente a diminuição da ingestão de deficiência de iodo está no poder, um fato que é visto frequentemente em áreas montanhosas. É também possível que com uma ingestão adequada de iodo que não pode ser utilizado de forma eficiente, que pode ocorrer com o uso de medicamentos contendo compostos de enxofre, tais como algumas drogas para o tratamento de diabetes.
Quando há uma falta de iodo diminui a produção de hormonas da tiróide, esta situação faz com que a glândula pituitária para aumentar a produção do TSH hormona cuja função é o de estimular o tiróide para aumentar a produção da hormona da tiróide, o que torna o aumentos da glândula em tamanho originário bócio.
Outras causas da tiróide aumentada incluem distúrbios inflamatórios chamados tiroidite em que há a produção de anticorpos dirigidos contra esta glândula que provoca um aumento de tamanho.
Bócio é uma condição que deve ser avaliado por um endocrinologista, a fim de determinar com precisão as suas características e esclarecer sua origem. Enquanto bócio não é uma doença maligna ou cancro torna-se, é possível que o aumento da tiróide glândula é devido a um tumor, que faz com que o comportamento é diferente.
Normalmente, antes de um bócio é necessário para executar testes ao sangue para determinar os níveis de hormonas da tiróide e TSH e glândula tiróide anti dirigidos contra os anticorpos. Este deve ser complementada por estudos de imagem para determinar se o bócio é uniforme ou se há nódulos presente e qual a sua natureza, neste sentido o estudo de escolha é ultra-som pode também permitem realizar tomando uma amostra punção biópsia obtida quando necessário.
Tendo estudado e identificada a sua causa, bem como o grau de impacto sobre a função da tiróide, que é possível efectuar um tratamento médico ou de drogas, tais como anti hormona da tiróide da tiróide como os encontrados no hipotiroidismo ou hipertiroidismo respectivamente.
Quando a glândula torna-se grande ou provoca desconforto compressão da traqueia ou estruturas adjacentes do pescoço pode necessitar de cirurgia para remover ou induzir atrofia usando substâncias, tais como iodo radioactivo.