Para o próprio produtor fazer suas mudas, basta coletar frutos inteiros e maduros (cor vermelha por inteiro), despolpa-los, lavar as sementes e depois já pode fazer a semeadura direta no substrato ou no solo de sua preferência, acondicionado em recipiente, seja ele saquinho plástico ou tubete.
A acerola normalmente concentra a frutificação no período de primavera e verão. Considerando que da floração à colheita do fruto decorrem apenas 21 dias, a acerola produz várias safras por ano, sendo que as variações climáticas influenciam bastante nos meses em que a safra se concentra.
Cuidados Em caso de necessidade, deve-se realizar as práticas culturais usuais, como controle de plantas daninhas, adubações de solo, podas de formação e de limpeza e irrigação. Adubos orgânicos contribuem para que os frutos fiquem maiores e a aceroleira mais produtiva.
Na cultura da acerola, a poda drástica pode ser realizada uma vez ao ano e durante o repouso vegetativo (inverno), para reduzir os galhos de maior vigor. É importante que a planta esteja bem nutrida. Tenha cautela na realização do procedimento, para não prejudicar a produção da fruteira.
Deve-se cobrir o torrão até a altura de 2 cm acima do torrão inicial. Após o plantio da muda deve-se fazer a irrigação do vaso. É importante tomar cuidado para não lesionar o caule da planta, caso isso aconteça, pincele um pouco de canela em pó umidecida em água para que aconteça a assepcia do lugar machucado.
Plantas frutíferas em vasos: quais cultivar em apartamentos
Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.
A árvore pode demorar entre 3 e 5 anos para produzir frutos. Você já tentou cultivar árvores frutíferas a partir de uma semente ou de um caroço da fruta?
Propagação: para obter as sementes, é preciso despolpar a fruta manualmente em água corrente. Porcentagem de germinação: superior a 40%. Emergência: entre 10 e 40 dias. Tempo para a produção das mudas: 7 a 8 meses.
A tamareira demora entre 70 e 100 anos para dar seus primeiros frutos.
Algumas variedades, como Arbequina e Koroneiki, podem começar a frutificar em cerca de 3 anos). Outras cultivares não dão frutos antes dos cinco a doze anos de idade.
Produção A partir do terceiro ano de plantio, com carga total no sétimo ano.
Retorno de investimento na produção de azeitonas e azeite pode ocorrer em oito anos, mas planta pode produzir durante pelo menos quatro séculos.
Link: A azeitona é um fruto que vem da oliveira e dá origem ao azeite de oliva. Existem milhares de cultivares de azeitona na região do Mediterrâneo, principal área de cultivo. Na Espanha, por exemplo, tem-se catalogadas mais de 260 variedades e, na Itália, mais de 700.
dez quilos