Verbo infinitivo de subiram,coube, fizeste, pusesses,sumiu estávamos, amassemos perceberdes é
É vem do verbo no infinitivo SER.
O infinitivo pessoal é uma forma flexionada do infinitivo. Forma-se a partir do próprio infinitivo, com a adição do sufixo adequado.
É uma forma nominal que representa o verbo, que nomeia uma ação ou estado, mas que é neutra em relação ao tempo, modo, aspecto, número e, ou pessoa. Tipos e exemplos: Infinitivo: é verbo no seu estado natural, terminando em ar, er, ir ou or (em casos muito específicos).
ter
ConjugaçãoEditar
O modo infinitivo é um modo impessoal. O modo impessoal, como o próprio nome diz, não carrega nenhuma marca de pessoa; ele não se conjuga. Ele não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. É o verbo da proposição principal que indica em que momento se situa o processo.
Quanto ao emprego do modo subjuntivo no início do texto, em relação a “Pensando o Brasil” e “Pensando no Brasil”, há uma * indiferença ao fato. incerteza do fato. indignação com o fato. incompreensão do fato.
O modo subjuntivo costuma provocar dúvidas porque é confundido facilmente com algumas conjugações do modo indicativo. ... O modo subjuntivo é empregado em orações subordinadas quando essas expressam sentimento, hipótese, probabilidade ou incerteza.
O presente do subjuntivo é um tempo verbal usado para indicar uma ação do presente ou do futuro. Também é utilizado para expressar desejos. Exemplos: Espero que eu volte antes de amanhecer.
O Modo Subjuntivo, assim como o indicativo, se caracteriza por um conceito semântico, é considerado o modo verbal que ao invés de expressar uma certeza expressará uma ideia de dúvida, exprime uma ação irreal, hipotética. Exemplos: Se tudo der certo, terminarei o trabalho esta semana.
O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.