A pipeta graduada é um instrumento em vidro que permite a medição e transferência de (alíquotas) volumes variáveis de líquidos. É um tubo longo e estreito, aberto nas duas extremidades, marcado com linhas horizontais que constituem uma escala graduada.
As pipetas classificadas como graduadas possuem uma escala para medir volumes variáveis; as volumétricas possuem apenas um traço final, para indicar um volume fixo e final, sendo suas medições mais rigorosas. Para sua utilização é necessário uma pró-pipeta ou pompete, um pipet-aid ou um macro-filler.
Mantenha a pipeta levemente inclinada (o mais próximo possível da vertical), encoste a parte inferior da pipeta na parede do recipiente e deixa o líquido escoar até que pare. Traga a pipeta agora para a posição vertical e aguarde mais alguns segundos até que o líquido escoe totalmente.
Para utilizá-la, é necessário acoplar a pêra de sucção na extremidade superior da pipeta: esvazie a pêra, apertando tanto a válvula A quanto seu corpo. Para o líquido subir pela pipeta, aperte a válvula S. Para liberá-lo, aperte a válvula E, localizada na lateral, que permite descartar o líquido.
Pipeta de Pasteur Possuem na ponta um "balão" que quando pressionado expele o ar para fora. Daí mergulha-se a ponta no liquido e em seguida soltando o balão, trazendo o líquido para a pipeta. Geralmente são feitas de plástico e são descartáveis.
Uma pipeta de Pasteur é um utensilio tipo conta-gotas, geralmente formado por um tubo de vidro de ponta afilada que, enchendo-se por sucção, serve para efetuar a transferência de pequenas porções de líquidos – figura 1.
Quando é necessário encher uma pipeta com um líquido corrosivo ou tóxico, deve-se atentar de nunca pipetar com a boca os líquidos corrosivos, tóxicos e voláteis. Também é recomendado a utilização da pera acoplada à extremidade superior da pipeta, quando estiver com a capela do exaustor ligada.
Existem diversos tipos de vidrarias para laboratório, e algumas apresentam mais precisão que as outras. A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.
2. O valor medido na pipeta foi próximo ao esperado? Quais os valores imediatamente acima e imediatamente abaixo do valor medido na escala graduada da pipeta? R: Sim, sendo os valores 6,4ml e 6,6ml 3.
Por possuir grande exatidão a bureta é usada como vidraria titulante porque é detentora de grande facilidade na leitura do nível do líquido porque é graduada e ainda é um instrumento que possui grande exatidão nas medidas porque é capaz de aproximar do valor real de volume da solução que foi emprega e ainda porque é ...
A exatidão mostra que o valor da medida está muito próximo do valor real, e a precisão indica o quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras. ... Assim, é essencial que as medidas coletadas e os aparelhos utilizados sejam precisos e exatos.
é uma limpeza do material com o próprio produto que irá analisar, caso ainda haja vestígios de outro produto esse irá reagir na ambientação e não na análise final.
Balão volumétrico é um recipiente utilizado em laboratórios científicos para preparação de líquidos em volumes muito precisos e exatos, geralmente usado quando o volume é grande para se medir com uma pipeta ou bureta.