A saia do pistão é a parte que se estende à área mais baixa do pistão. Ela tem a função de manter o pistão balançando no interior do cilindro. ... Num motor de combustão, os pistões são selados no interior das paredes do cilindro pelos anéis do pistão.
“O primeiro motivo é o pino do pistão que, ao contrário do que parece, possui um deslocamento, ou seja, ele não está centralizado na peça. Normalmente, esse deslocamento é dirigido para o lado de maior pressão de contato com o cilindro. ... O segundo motivo que determina o correto posicionamento do pistão é o topo da peça.
A bronzina de mancal fica localizada na parte inferior do motor dentro do bloco. Ela diminui a folga e o impacto entre o virabrequim e o bloco. ... A bronzina de mancal é feita de aço e revestida com material fino. Ela deve estar na medida compatível com o virabrequim para que o conjunto funcione corretamente.
As medidas das folgas entre as extremidades do anel de pistão situam-se, ao contrário das medidas normais de aprox. 0,3 a 0,6 mm, em 1 a 2 mm, sendo por isso consideradas demasiado grandes.
A bronzina é uma pequena peça feita de diferentes materiais e que tem como função alojar outras peças como a biela e o eixo. A bronzina reduz o atrito das peças internas e móveis do motor com as peças estáticas, reduzindo assim o desgaste destes itens.
Qualquer dispositivo cuja função seja a de apoiar um eixo recebe o nome de mancal. Esse componente deve receber as cargas do movimento vertical que as bielas fazem sobre o virabrequim e permitir que o referido eixo se movimente com o menor nível possível de atrito.
a) O primeiro é feito na biela. Para isso, feche a capa da biela com a bronzina instalada, aplique o torque adequado. Com o valor do moente em mãos, transfira o valor do moente para o súbito e meça a folga no sentido longitudinal diretamente na biela. Tome muito cuidado para não danificar ou riscar a bronzina.
O processo geral ocorra da seguinte forma:
Folga radial (quando movimentamos o virabrequim para cima e para baixo em busca de folga de bronzinas ou mancais). Já a folga Radial, é o complemento existente gerado para acoplar uma devida peça em um mancal, onde haverá um espaço vazio ocupado por outro corpo. ...
Com um micrômetro mede-se o desgaste dos colos para saber quanto deverá ser usinado. As medidas são: standard 0,25mm ou 0,50mm; 075mm e o máximo de l,00 mm. Em motores pesados são utilizadas as duas primeiras medidas.
Os pistões são fornecidos em diversas medidas que variam de STD (Stander) - 0,25mm - 0,50mm - 0,75mm e 1,00mm ou STD, 0,50mm e 1,00mm.
Para saber se o virabrequim está com problemas, preste atenção a alguns sinais que indicam possíveis danos, como: presença de metais ou água no óleo lubrificante; excesso de barulhos de metal com metal; alto consumo do óleo lubrificante; aumento no consumo de combustível; superaquecimento do motor etc.
Talvez seja necessária a retífica só da parte de baixo do motor — camisas dos cilindros, pistões, bielas e virabrequim — ou talvez só da parte de cima — cabeçote, válvulas e guias. O normal é que a retífica seja feita depois dos 200 mil km rodados.
Não é possível afirmar ao certo, mas a duração de um motor pode variar do tipo de motorista, estradas e manutenção... Quanto dura o motor de um automóvel? São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros. Ou, além de um milhão de quilômetros no caso do diesel.