EQST

O Que Foi O Romantismo Na Literatura?

O que foi o Romantismo na literatura?

O romantismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século 18 e que valoriza a subjetividade, o sentimentalismo e o nacionalismo. O marco inicial do movimento ocorreu em 1774, com a publicação do romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Johann Wolfgang von Goethe.

O que você entende por romantismo enquanto expressão artística literária?

Entendo que se refere a uma libertação através da qual muitos artistas quebram a barreira entre o criativo e o monótono, dando mais chance a uma expressão mais livre e representativa, e, sem demagogia.

Quais os principais autores do realismo?

Os principais autores do realismo brasileiro são Machado de Assis, Raul Pompeia, Xavier Marques, João Lúcio Brandão, Júlia Lopes de Almeida, Aluísio de Azevedo e Artur de Azevedo. Juntos, esses nomes foram responsáveis por expandir o movimento por todo o país.

Quem foi o maior nome da narrativa realista portuguesa?

No Brasil, o maior representante do Realismo foi Machado de Assis. Sua obra Memórias póstumas de Brás Cubas é considerada fundadora do movimento, e seu modo de escrever, com digressões e ironias, marcaram o estilo literário brasileiro.

Que escritor é considerado o mais importante prosador realista de Portugal é um dos grandes nomes na história da literatura portuguesa?

Eça de Queirós, o principal autor realista, integrou a Geração de 70, movimento que revolucionou as letras portuguesas. Entre suas obras, estão O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio e Os Maias. ... Mais recentemente, o grande nome da literatura portuguesa é José Saramago.

O que há de comum entre o realismo e naturalismo?

O Realismo-Naturalismo têm muitos pontos em comum, por isso eles sempre aparecem juntos em muitas definições, como do cientificismo e do materialismo, da objetividade e da crítica. Já no Brasil o que essas correntes têm em comum são os seus autores e que elas se desenvolvem simultaneamente.

Quais são as principais diferenças entre realismo e naturalismo?

O que diferencia o naturalismo é a abordagem patológica das personagens e situações. Enquanto o realismo privilegia mergulhos psicológicos nas personagens, o naturalismo possui um olhar anatômico, ressaltando a doença e o aspecto animalesco do ser humano.

Quais são as principais características do realismo e naturalismo?

O realismo lidava com assuntos que descreviam o cotidiano das pessoas comuns, sendo uma espécie de relato dos acontecimentos cotidianos das classes média e baixa da sociedade. Por outro lado, o naturalismo se concentrava em tópicos mais sombrios que envolviam a vida do homem comum.

Quais são as semelhanças e diferenças entre o realismo e naturalismo?

O Realismo e o Naturalismo apresentam semelhanças e diferenças entre si. O primeiro retrata o homem interagindo com o meio social, e o segundo, o homem como produto desse meio....As principais diferenças: