A perda auditiva neurossensorial é também conhecida como surdez sensorioneural. Essa alteração ocorre no ouvido interno, quando os condutores nervosos ou as células ciliadas, que se localizam na cóclea sofrem alguma deterioração, impedindo que os sinais sejam enviados ao cérebro.
Perda auditiva bilateral é uma perda auditiva em ambos os ouvidos. Deficiência auditiva bilateral pode ter diferentes níveis: suave, moderada, severa ou profunda. A perda auditiva bilateral pode ser causada por vários fatores no ouvido externo, médio e interno, ou uma combinação das três.
CID 10 H90. 3 Perda de audição bilateral neuro-sensorial – Doenças CID-10.
Na maioria dos casos, perda auditiva é tratada com o uso de aparelho auditivo. Algumas perdas auditivas são tratadas com diferentes tipos de implantes, e cirurgias podem curar alguns tipos de perda auditiva condutiva. Perda auditiva sensorioneural pode ser tratada, normalmente, com o uso de aparelho auditivo.
O tratamento para a perda auditiva depende da sua causa e é sempre indicado pelo otorrinolaringologista, podendo ser recomendado fazer lavagem ao ouvido, quando tem excesso de cera, tomar antibióticos em caso de otites ou colocar um aparelho auditivo para recuperar parte da audição perdida, por exemplo.
A perda auditiva neurossensorial é causada por problemas na orelha interna ou nervo auditivo - o nervo que transporta o som da orelha interna para o cérebro.
a) surdez leve: a perda auditiva é de até quarenta decibéis. Essa perda impede que o indivíduo perceba igualmente todos os fonemas das palavras, mas não impede a aquisição normal da linguagem, embora esta possa ser a causa de algum problema articulatório ou dificuldade na leitura e/ou escrita.
Preços dos aparelhos auditivos Quando o assunto é preço de aparelhos auditivos inúmeros são os fatores a serem considerados. De qualquer modo, um dispositivo de qualidade básico custa em média, R$ 3.