A encomenda era o direito concedido ao colono espanhol de explorar o trabalho indígena nas minas, plantações e fazendas. A mita era a obrigação que os membros das aldeias tinham de trabalhar para os espanhóis 4 meses por ano.
Chapetones - colonos brancos nascidos na Espanha, eram privilegiados. Criollos - brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones.
As >capitulações eram contratos em que a Coroa concedia permissão para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recíprocos.
Esse tipo de separação causou grandes conflitos entre criollos e chapetones na América espanhola. Adelantado era um título de nobres espanhóis a serviço de seus respectivos reis durante a Idade Média. ... Os Criollos não tinham a liberdade e nem o poder politico dos chapetones por nascerem em solo americano.
Os Mestiços eram os descendentes de espanhóis com autoridades nativas locais, ocupavam uma posição intermediária na sociedade colonial espanhola. Já os Índios e os Negros eram a base da sociedade espanhola, não tinham direitos políticos e eram a grande força produtiva nacional.
Os chapetones, também chamados de Peninsulares, ocupavam os altos e rendosos cargos da administração política e eclesiástica, também eram proprietários de minas e fazendas. O prestígio e as responsabilidades dirigidas aos chapetones só eram possíveis para aqueles que tivessem nascido na Espanha.
Os chapetones desejavam a manutenção da subordinação da população hispano-americana à sua autoridade. Já os criollos visavam a romper com a dominação metropolitana, especialmente economicamente.
As elites criollas e os chapetones temiam que o movimento de independência assumisse as feições revolucionárias como ocorreu no México e no Haiti. Almejavam ser independentes da Coroa espanhola, no entanto, sem perder seus privilégios sobre a população da colônia.
Colonização Espanhola: Havia exploração de ouro e prata; a principal mão de obra utilizada era a indígena, Colonização Portuguesa: Havia exploração do pau-brasil e, mais tarde, da lavoura açucareira. Quanto à mão de obra prevaleceu o escambo e, em seguida, a escravidão indígena, escravos trazidos da África.
A diferença principal é que a mão de obra escrava indígena foi muito mais frequentemente usada pelos espanhóis que pelos portugueses, além da exploração mineral ser muito mais comum nas colônias espanholas que nas portuguesas.
Resposta. Entre as diferenças podemos apontar o fato de que a colonização inglesa adotou o modelo de povoamento, ao menos nas colônias do norte, enquanto que os espanhóis adotaram, quase que exclusivamente o modelo extrativista/de exploração.
No dia 7 de junho de 1494, as potências da época, Portugal e Espanha, assinaram o Tratado de Tordesilhas, dividindo o mundo em duas metades. ... Já os portugueses queriam assegurar as rotas marítimas ao sul do Atlântico, pois supunham a existência de terras a oeste do oceano.